Presidente viajou em meio à tensão da movimentação de tropasAFP

Com o termômetro marcando zero grau na noite de ontem, em Moscou, Jair Bolsonaro fez um passeio de uma hora e meia no complexo do Kremlin, que abriga a sede do governo, museus e edifícios históricos. O presidente brasileiro fez uma visita guiada a convite do governo russo e com uma intérprete, mas não estava acompanhado de nenhuma autoridade russa.
Hoje, Bolsonaro retornará ao local para uma agenda bilateral com o presidente Vladimir Putin. O titular do Palácio do Planalto estava acompanhado de ministros e do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho responsável pela sua estratégia digital.
Uma hora e meia após chegar ao hotel, Bolsonaro deixou o local em uma van. Ao retornar, também evitou os repórteres que acompanham a visita.
Após o passeio, os ministros Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, e Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência, saíram para jantar, mas o presidente se recolheu ao seu quarto. Bolsonaro está hospedado no hotel Four Seasons, nas imediações da Praça Vermelha.
Hoje Bolsonaro se encontrará por duas horas com o presidente russo Vladimir Putin. Para o encontro, o brasileiro terá que apresentar cinco testes negativos para a Covid-19, uma exigência do Kremlin que tenta criar uma barreira sanitária no entorno de Putin em meio à escalada dos casos da doença provocada pela variante Ômicron.