Comércio na rua Doutor Curvelo Cavalcanti: restrições para alguns setores, liberação para todos, apesar do número crescente de casos - Reprodução internet - Google Maps
Comércio na rua Doutor Curvelo Cavalcanti: restrições para alguns setores, liberação para todos, apesar do número crescente de casosReprodução internet - Google Maps
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – Um dia depois de publicar um decreto que mantém as interdições e regras na cidade para o combate ao Covid-19 até o dia 26 de junho, a Prefeitura de Itaguaí publica outro, desta vez para liberar uma série de atividades comerciais. O decreto 4470, publicado na quinta-feira (18), libera nesta sexta (19) lojas de vendas de roupas, escritórios de contabilidade e advocacia, atividades físicas ao ar livre, escritórios e consultórios de plano de saúde, seguro de saúde e cooperativas de saúde.
Além disso, libera, com restrições, restaurantes e lanchonetes, consultórios odontológicos, salões de beleza e barbearias, a saber:
Publicidade
RESTAURANTES E LANCHONETES – Funcionários e clientes deverão utilizar máscara de tecido ou descartável; dispensadores de álcool em gel a 70% deverão ser disponibilizados em local de fácil visualização na entrada do estabelecimento para utilização de funcionários e clientes; deverá ser garantida a circulação de ar externo nos estabelecimentos, mantendo-se janelas e portas abertas não sendo recomendada a utilização de ar-condicionado; quando houver grande número de clientes, deverá se organizar uma fila no exterior do estabelecimento, observando o espaçamento mínimo de 1,5 metros; o atendimento ao público deverá ser limitado a 30% (trinta por cento) da capacidade de lotação; os estabelecimentos deverão controlar o acesso de clientes às suas áreas interna e externa, respeitadas as boas práticas, o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os clientes e o uso obrigatório de máscara facial.
CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO - O profissional deverá atender um paciente por vez, sempre com atendimento agendado, devendo ser observado o período de 15 minutos de intervalo entre os atendimentos, com a finalidade de evitar cruzamento de pacientes; no caso de atraso no atendimento, deverá ser observada a lotação do ambiente, obedecendo sempre o espaçamento mínimo de 1,5 metros entre os pacientes; o profissional deverá atender somente os pacientes que estiverem usando máscara facial, de acordo com a normativa municipal; todos os profissionais deverão realizar higienização pessoal com solução alcoólica a 70%, antes, no intervalo e após cada atendimento; todos os profissionais deverão usar em cada procedimento luvas descartáveis (substituindo sacada atendimento), máscara descartável e protetor facial (caso necessário).
Publicidade
SALÃO DE BELEZA E BARBEARIA - Funcionários e clientes deverão utilizar máscara de tecido ou descartável; dispensadores de álcool em gel a 70% deverão ser disponibilizados em local de fácil visualização na entrada do estabelecimento para utilização de funcionários e clientes; o profissional deverá atender um cliente por vez, sempre com atendimento agendado, devendo ser observado o período de 15 minutos de intervalo entre os atendimentos, com a finalidade de evitar cruzamento de clientes; no caso de atraso no atendimento, deverá ser observada a lotação do ambiente, obedecendo sempre ao espaçamento mínimo de 1,5 metros entre clientes; distâncias entre cadeiras e lavatórios deverão ser ampliadas para 1,5 metros pelo menos; o profissional deverá atender somente os clientes que estiverem usando máscara facial, de acordo com a normativa municipal.
Com a liberação, o próprio governo preocupou-se com a possibilidade de que a população interpretasse o fato como fim do problema de saúde na cidade. Por isso, decidiu publicar uma postagem no Facebook com o seguinte alerta: "Retomada consciente das atividades.Não confunda reabertura do comércio com a cura do Covid-19".
Publicidade
 
Postagem no Facebook da prefeitura: aviso para que liberação não signifique descuido por parte da população - Divulgação - Prefeitura Municipal de Itaguaí
ESCALADA DE CASOS
A prefeitura, no decreto anterior, já havia liberado mercados, açougues, frigoríficos, peixarias, hortifrutis, padarias, farmácias, lojas de venda para alimentação animal, postos de combustíveis, pontos de venda de gás de cozinha, oficinas de manutenção de veículos (carros, motos e bicicletas), lojas de produtos de limpeza e higiene pessoal, materiais de construção, lojas de conveniência, lojas de venda de peças de automóveis, clínica e consultório médico, óticas e igrejas. Todos com restrições.
Publicidade
A liberação de mais tipos de estabelecimentos ocorre num contexto de crescimento dos números do Covid-19 na cidade. Em apenas uma semana, foram confirmados mais 250 casos da doença, segundo dados da própria prefeitura. O número de óbitos saltou de 57 (número que se manteve estável por pelo menos uma semana) para 66. Entre os dias 11 e 18 de junho, as notificações de síndrome gripal (o paciente tem os sintomas, mas não fez teste) aumentaram em 390.
EPIDEMIOLOGISTA ALERTA
Guilherme Werneck, epidemiologista e professor do Instituto de Medicina Social da Uerj, diz que é preciso aumentar a testagem para se fazer uma análise mais apurada da doença no município antes de propor uma liberação do comércio. Segundo ele, com a baixa testagem generalizada (se testam, principalmente, os casos em que os sintomas ou estado do paciente é mais grave) não é possível saber como tem sido o impacto no município, e, portanto, não se pode definir estratégias mais eficazes de combate.
Publicidade
“Há uma aparente redução da velocidade da curva do número de casos e óbitos no estado do RJ, mas ainda é difícil avaliar a situação, por causa dos problemas na testagem e notificação dos casos. O mais prudente é esperar uma ou duas semanas para observar se é uma tendência duradoura ou não. Como a testagem é muito baixa, liberar as atividades pode não ser uma boa ideia”, disse ele a O DIA.