Prefeitura do Rio cedeu equipamentos para várias cidades, dentre elas, Itaguaí - Divulgação - Câmara Municipal de Itaguaí
Prefeitura do Rio cedeu equipamentos para várias cidades, dentre elas, ItaguaíDivulgação - Câmara Municipal de Itaguaí
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – Em uma cerimônia no Riocentro na manhã nesta sexta-feira (19), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), entregou uma série de equipamentos de saúde para vários municípios. Dentre eles, Itaguaí, que recebeu 10 respiradores e 10 monitores cardíacos. A cessão para a cidade foi decidida depois que a Comissão Legislativa de Combate ao Covid-19 - formada pelos vereadores Ivan Charles Jesus (Ivanzinho, PL) - presidente, Fábio Rocha (PL) e Genildo Gandra (PL), membros - solicitou os equipamentos à prefeitura da capital, por ofício, no dia 12 de junho.
Além dos parlamentares da Comissão, estavam presentes os vereadores Reinaldo José Cerqueira (do Frigorífico, PL) e Carlos Kifer (PP). O diretor técnico do hospital São Francisco Xavier, Marcelo Maio, também compareceu à cerimônia.
Publicidade
Segundo informações da Prefeitura do Rio, os equipamentos ficarão cedidos enquanto durar a pandemia. A estratégia do governo da capital é ampliar a capacidade de atendimento a casos de Covid-19 na Região Metropolitana 1, que engloba a capital, municípios da Baixada e Itaguaí, para evitar que pacientes dessas cidades se desloquem infectados em busca de socorro nas unidades de saúde da capital.
A secretária de Saúde do município do Rio de Janeiro, Ana Beatriz Busch, comemorou a entrega e disse ao presidente da Comissão Legislativa de Itaguaí: “Leve os aparelhos para salvar vidas, vocês são nossos parceiros, estão bem perto do hospital Pedro II, em Santa Cruz. A ideia é reforçar a rede, qualificar os leitos”.
Publicidade
Da esquerda para a direita: vereador Genildo Gandra, vereador Ivan Charles e Marcelo Maio, diretor técnico do hospital São Francisco, assinando o recebimento dos aparelhos - Divulgação - Câmara Municipal de Itaguaí
Ivan Charles também comemorou e declarou, durante a cerimônia: “Agradecemos ao prefeito Crivella. Esses equipamentos serão muito úteis e podem salvar muitas vidas”.
Publicidade
O parlamentar itaguaiense disse a O DIA que fará uma inspeção no hospital São Francisco Xavier na próxima terça-feira (23) para verificar se os respiradores e monitores foram devidamente instalados.
COMISSÃO FOI À BRASÍLIA
A Comissão Legislativa de Combate ao Covid-19 em Itaguaí instalou-se em 14 de abril de 2020. Desde a sua instalação, provocou o Poder Executivo a implementar ações de combate ao coronavírus no município, por meio de requerimentos de informação a respeito de providências para proteger os cidadãos itaguaienses.
Publicidade
Na quarta-feira (17), os vereadores Ivan Charles e Fábio Rocha foram à Brasília (segundo anunciaram, com despesas pagas do próprio bolso) participar da reunião Comissão Externa de Ações Contra o Coronavírus na Câmara dos Deputados. O assunto da reunião foi “Planos de retomadas das atividades comerciais”. Charles e Rocha disseram que também buscaram apoio para ações de combate ao Covid-19 em Itaguaí.