À esquerda, o novo boletim. À direita, como era publicado até quinta-feira (25). Supressão de seis itens - Montagem sobre postagens da Prefeitura de Itaguaí no Facebook
À esquerda, o novo boletim. À direita, como era publicado até quinta-feira (25). Supressão de seis itensMontagem sobre postagens da Prefeitura de Itaguaí no Facebook
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – Desde 27 de março, a Prefeitura de Itaguaí publica diariamente o boletim com dados sobre o Covid-19 na cidade, na página oficial que mantém no Facebook. De lá para cá, aconteceram duas mudanças na apresentação das informações. A primeira foi no dia 8 de abril: mudou a ilustração que acompanhava os números, mas os itens permaneceram os mesmos. A segunda alteração ocorreu na última sexta-feira (26), às 18h28. Em comparação com o boletim do dia anterior, além da mudança visual, alguns itens foram suprimidos do boletim e um foi acrescentado. Para anunciar o novo modelo, cerca de uma hora depois, na mesma página, a prefeitura publicou uma nota. Mas os motivos e a utilidade da mudança não foram esclarecidos com o texto.
Primeiro boletim publicado, em março: layout mudou depois, mas informações permaneceram - Reprodução internet - Facebook da Prefeitura de Itaguaí
Publicidade
COMO ERA E COMO FICOU
No formato anterior do boletim, conforme a publicação da postagem de quinta-feira (25), as informações publicadas eram a respeito do número de óbitos, casos confirmados, pacientes recuperados, isolamento domiciliar, internação hospitalar, casos em investigação, suspeitos em isolamento hospitalar, casos em análise, notificações de síndrome gripal, leitos no hospital São Francisco Xavier e leitos no hospital de campanha. Total de 11 índices.
No formato publicado na sexta-feira (26), as informações publicadas foram: casos confirmados, óbitos confirmados, óbitos em investigação, total de pacientes recuperados, leitos no hospital São Francisco Xavier, leitos hospital de campanha. Total de seis índices.
Publicidade
Foram excluídos no boletim de sexta (26) seis itens. São eles: isolamento domiciliar, internação hospitalar, casos em investigação, suspeitos em isolamento hospitalar, casos em análise, notificações de síndrome gripal.
Ainda em comparação com o formato anterior de boletim, foi acrescentado, no último, o item “óbitos em investigação”.
Publicidade
INTERNAÇÃO E SÍNDROME
Os casos de internação, cujo boletim de quinta-feira (25) indicava que sete pessoas estavam na rede municipal sob esta condição, são motivo de dúvida: mediante o alto número de casos confirmados, por que poucas pessoas estão internadas? A resposta pode ser a seguinte: Itaguaí não tem estrutura para suportar pacientes de Terapia Intensiva. Os leitos disponíveis são só para atendimento de enfermaria. Estes pacientes são transferidos para outros municípios e alguns, infelizmente, morrem (foram 76 até agora).
Os dados sobre internações fora da cidade nunca foram disponibilizados. Porém, os boletins informam dados sobre as vítimas fatais (idade e sexo) e indicam que tais mortes ocorreram fora de Itaguaí.
Publicidade
Quanto à síndrome gripal (pessoas que têm sintomas, mas não foram testadas), o último número disponibilizado - na quinta-feira (25) - é de 6.209 pessoas notificadas.
EXPLICAÇÕES DA PREFEITURA
O DIA perguntou à assessoria da prefeitura por que esses e outros quatro itens foram suprimidos, e recebeu como resposta a indicação da nota postada na página do Facebook.
Publicidade
Tal nota foi publicada às 19h02 com o seguinte conteúdo: “A prefeitura de Itaguaí inova mais uma vez no enfrentamento à pandemia da Covid-19 ao reestruturar a forma de divulgação dos dados referentes ao novo coronavírus no município. Visando proporcionar maior transparência das informações à população, o boletim coronavírus passará por algumas modificações e, a partir de 26/06/2020, divulgará, diariamente, a atualização do quantitativo de casos confirmados, número de óbitos confirmados e em investigação para Covid-19 e o número de pacientes recuperados”.
Nota da prefeitura publicada depois da postagem do novo modelo de boletim - Reprodução internet - Facebook da Prefeitura de Itaguaí
Publicidade
Prossegue a nota: “Vale ressaltar que, devido ao aumento da testagem da população, através de diversas estratégias de testagem implementadas no município com a utilização de testes rápidos para o Covid-19, houve um expressivo aumento na transmissibilidade do novo coronavírus em Itaguaí, mas reflete o esforço das autoridades municipais de saúde em retratar, de forma mais fidedigna possível, o panorama da doença e, dessa forma, subsidiar o planejamento de medidas de prevenção e controle”.
No seu parágrafo final, assim é a nota: “Apesar dos inúmeros esforços da prefeitura de Itaguaí em prestar o melhor atendimento à população no cenário da pandemia, reforça-se a importância das medidas de prevenção individual que devem ser mantidas por cada munícipe”.
Publicidade
A nota, portanto, não explica de que maneira a supressão dos dados pode “proporcionar maior transparência de informações à população” ou “retratar, de forma mais fidedigna possível, o panorama da doença”.
ÚLTIMO BOLETIM
Em tempo: o boletim de sexta-feira (26), já no novo formato, informa o seguinte. Casos confirmados – 1292; Óbitos confirmados – 76; Óbitos em investigação – 7; Total de pacientes recuperados – 992; Leitos no Hospital São Francisco Xavier – 30 (9 ocupados); Leitos no hospital de campanha – 25 (2 ocupados).