Votação pela cassação do prefeito Charlinho e do vice Abelardinho acontece hoje. Sessão, fechada ao público por conta da pandemia de coronavírus, será transmitida em tempo real pela internet
Câmara vive mais um dia importante em sua história ao decidir se cassa ou não os mandatos do prefeito e do viceDivulgação - Câmara Legislativa de Itaguaí
Por Jupy Junior
Hoje será realizada a última sessão da Comissão Especial Processante (CEP) para decidir a cassação do prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho, (MDB) e do vice Abeilard Goulart de Souza Filho, conhecido como Abelardinho (PP). A votação começará às 18h, e dará novas diretrizes políticos na cidade, seja pela absolvição e arquivamento do relatório, ou cassação da chapa vencedora das eleições em 2018.
A CEP teve início em abril deste ano, com prazo de 90 dias para apurar supostas ilegalidades cometidas pela prefeitura na contratação de empresa de lixo. Segundo a denúncia, a empresa Líbano Serviços de Limpeza foi prejudicada no processo licitatório e há pessoas que foram favorecidas ilegalmente. O terreno alugado para servir de estacionamento dos caminhões de coleta de lixo, ainda de acordo com o relatório, seria de propriedade da sogra do vice-prefeito de Itaguaí.
Publicidade
O vereador Vinícius Alves de Moura Brito (Republicanos), relator da comissão, não quis adiantar as conclusões do documento. “Não posso me expressar antes do plenário decidir. Mas [tudo] está sendo conduzido de maneira imparcial e justa”, garantiu Alves.
Oposição é maioria Mesmo sem definições quanto ao teor do relatório, a disposição das cadeiras não é nada favorável ao prefeito e ao vice: dos 17 vereadores, apenas um – Alexandro Valença de Paula, o Sandro da Hermínio(PP), atua em prol da situação. Os demais, têm se comportado como oposição ao governo executivo municipal.
Publicidade
Para que o relatório seja aprovado e a chapa do atual prefeito Charlinho seja cassada, são necessários 12 votos favoráveis.
Para acompanhar de casa
Publicidade
Devido à pandemia de coronavírus e a necessidade de evitar aglomerações, a sessão especial de julgamento será realizada sem a presença de público, mas será transmitida ao vivo pelo Facebook, na página oficial da Câmara Municipal de Itaguaí (https://www.facebook.com/CMITAGUAI/).