Câmara vive mais um dia importante em sua história ao decidir se cassa ou não os mandatos do prefeito e do vice - Divulgação - Câmara Legislativa de Itaguaí
Câmara vive mais um dia importante em sua história ao decidir se cassa ou não os mandatos do prefeito e do viceDivulgação - Câmara Legislativa de Itaguaí
Por Jupy Junior
Hoje será realizada a última sessão da Comissão Especial Processante (CEP) para decidir a cassação do prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho, (MDB) e do vice Abeilard Goulart de Souza Filho, conhecido como Abelardinho (PP).  A votação começará às 18h, e dará novas diretrizes políticos na cidade, seja pela absolvição e arquivamento do relatório, ou cassação da chapa vencedora das eleições em 2018.
A CEP teve início em abril deste ano, com prazo de 90 dias para apurar supostas ilegalidades cometidas pela prefeitura na contratação de empresa de lixo. Segundo a denúncia, a empresa Líbano Serviços de Limpeza foi prejudicada no processo licitatório e há pessoas que foram favorecidas ilegalmente. O terreno alugado para servir de estacionamento dos caminhões de coleta de lixo, ainda de acordo com o relatório, seria de propriedade da sogra do vice-prefeito de Itaguaí.
Publicidade
O vereador Vinícius Alves de Moura Brito (Republicanos), relator da comissão, não quis adiantar as conclusões do documento. “Não posso me expressar antes do plenário decidir. Mas [tudo] está sendo conduzido de maneira imparcial e justa”, garantiu Alves.
Oposição é maioria
Mesmo sem definições quanto ao teor do relatório, a disposição das cadeiras não é nada favorável ao prefeito e ao vice: dos 17 vereadores, apenas um – Alexandro Valença de Paula, o Sandro da Hermínio(PP), atua em prol da situação. Os demais, têm se comportado como oposição ao governo executivo municipal.
Publicidade
Para que o relatório seja aprovado e a chapa do atual prefeito Charlinho seja cassada, são necessários 12 votos favoráveis.
Para acompanhar de casa
Publicidade
Devido à pandemia de coronavírus e a necessidade de evitar aglomerações, a sessão especial de julgamento será realizada sem a presença de público, mas será transmitida ao vivo pelo Facebook, na página oficial da Câmara Municipal de Itaguaí  (https://www.facebook.com/CMITAGUAI/).