Os atores Théo e Kaila em cena na Ilha da Madeira. Filmagens são feitas quase em sua totalidade em Itaguaí
 - Divulgação
Os atores Théo e Kaila em cena na Ilha da Madeira. Filmagens são feitas quase em sua totalidade em Itaguaí Divulgação
Por Jupy Junior
Na pequena cidade Enseada do Céu, um laminador naval chamado Pedro salva Júlia de um assalto, mas ela é namorada de João Vidal, o homem mais rico e poderoso da cidade. João e Pedro, então, disputam o amor da moça. O triângulo amoroso é a narrativa de projeto ambicioso de uma série de 10 episódios, gravada por atores de Itaguaí.  “O Mesmo Céu” está no Youtube.
O ator Thiago Mabel – que concebeu a série, escreve, dirige e atua (ele interpreta Pedro) – já conseguiu lançar um piloto e dois episódios. O quarto, segundo ele, já vai ser lançado e o quinto está a caminho. A produção pode ser classificada como um drama romântico.
Publicidade
 
Cena filmada à noite em rua de Itaguaí: esforço para contar uma história de triângulo amoroso - Divulgação
Não há patrocínio, dinheiro, orçamento. A lista de equipamentos usados nas filmagens tem quatro itens: filmadora, duas lentes, microfone e um tripé, adquiridos graças a rifas passadas entre as famílias dos atores, amigos e conhecidos. A equipe tem 20 pessoas que nada recebem para atuar ou trabalhar. Apesar das dificuldades, a história se desenvolve em episódios de 25 a 30 minutos cada, e pode ser vista de graça no Youtube no canal OMC Produções.
Publicidade
A série acumula em três episódios quase 12,5 mil visualizações. “O projeto era para ser uma peça teatral, mas como a história tem muito conteúdo, decidi adaptar para uma série. A repercussão tem sido muito positiva, fico muito feliz quando nossos fãs elogiam nosso trabalho e ficam ansiosos pelos próximos episódios. Muitos deles nos ajudam na divulgação da série”, conta o autor, diretor e protagonista.
CENÁRIO
Publicidade
A cidade fictícia de Enseada do Céu, onde se passa a trama, é Itaguaí. A maioria das cenas da série são filmadas na rua. Como o personagem Pedro trabalha em um pequeno estaleiro, a pitoresca praia de Coroa Grande é cenário constante. Há também cenas filmadas no Ciep 498 (Irmã Dulce), na Quadra Municipal e em uma floricultura no centro. Algumas poucas cenas foram filmadas em Mangaratiba. As internas, segundo o diretor, são em número reduzido. Quando o protagonista está com a mãe, por exemplo, a filmagem acontece na casa da mãe do ator, Rita de Cássia, que atua na série como ela mesma, digamos assim.
Os atores Théo e Kaila em cena na Ilha da Madeira: filmagens são feitas quase em sua totalidade em Itaguaí - Divulgação
Publicidade
A não ser por uma das atrizes, que é de Itacuruçá, todos os atores são de Itaguaí e estudaram teatro juntos.
Thiago, Juliana Melo e Dann Santos – as pontas do triângulo amoroso - conheceram-se na escola de teatro e são grandes amigos. “Somos uma grande família. O objetivo não é ganhar dinheiro, isso virá no momento certo. Estamos realizando o sonho de atuar numa série, e por enquanto isso é tudo que importa”, diz Thiago, que tem 30 anos e já participou de outros projetos independentes, mas este é o primeiro de sua autoria. É também a primeira iniciativa sua no ramo na qual teve que bancar parte dos custos do próprio bolso.

POUCOS RECURSOS, MAS DISPOSIÇÃO
Apesar das limitações, a produção de “O Mesmo Céu” parece conseguir se sustentar na tela.  A equipe conseguiu mostrar Itaguaí captada pela lente da única câmera. É até surpreendente que os episódios tenham trilha incidental, planos com ângulos diferentes e efeitos convincentes. É visível o esforço dos editores Fhael Nunes, Marcos Paulo e Ângelo Massolar em conferir ritmo às cenas.
Publicidade
Thiago Mabel contracena com a mãe, Rita de Cássia, na casa dela: improviso com muita vontade de realizar um produto dramatúrgico - Divulgação
Os figurinos são dos próprios atores, assim como fica a cargo deles a própria maquiagem e cabelos. Os custos de produção, portanto, estão baseados no improviso e na vontade imensa de produzir dramaturgia em Itaguaí.
Publicidade
INSPIRAÇÃO EM ONE TRHEE HILL
Thiago Mabel conta que a inspiração veio da bem-sucedida série estadunidense “One Three Hill”, que teve nove temporadas (a última foi ao ar em 2012) e passou a ser exibida pela Globoplay no último mês. Nela, meio-irmãos disputam o amor de uma bela moça e têm embates nas quadras de basquete. Esse esporte também é abordado em “O Mesmo Céu”. 
A equipe reunida em Coroa Grande: pouco dinheiro, mas um sonho que vira realidade no Youtube - Divulgação
Publicidade
O diretor promete que o quarto episódio – chamado “Escolhas” - será lançado muito em breve. A produção do quinto episódio também já vai colocar o pé nas ruas de Itaguaí. 
Para assistir “O Mesmo Céu” acesse:
Publicidade