Programa Comunidade Participativa: votação popular vai até o dia 13 de outubro

Iniciativa da Vale dará até R$ 15 mil para projetos sociais de Itaguaí que forem mais votados

Por Jupy Junior

Votação popular vai decidir quais projetos sociais vão receber recursos da Vale em Itaguaí
Votação popular vai decidir quais projetos sociais vão receber recursos da Vale em Itaguaí -
ITAGUAÍ – Enquanto não chega o dia de votar em candidatos a prefeito e a vereador, outra votação já está acontecendo: a população pode ajudar a escolher projetos sociais de Itaguaí, que serão beneficiados por meio do Programa Comunidade Participativa. A votação popular está aberta até o dia 13 de outubro. A iniciativa da Vale destinará até R$ 15 mil para projetos das áreas de geração de renda, capacitação profissional, saúde, cultura e esporte.
Ao todo, sete projetos serão selecionados por meio do voto popular. Os projetos de Itaguaí concorrem com os de Mangaratiba. Portanto, são 12 projetos elegíveis e sete a serem beneficiados. Os demais projetos serão avaliados por meio de uma comissão formada por representantes da iniciativa privada, pública e do terceiro setor. Dentre os critérios analisados estão adequação à temática, a experiência, o impacto social previsto, os aspectos inovadores, a viabilidade do projeto e a adequação à realidade local.
Participam da seleção instituições sem fins lucrativos e legalmente constituídas há pelo menos um ano, tais como associações comunitárias, fundações, cooperativas, Organizações da Sociedade Civil (OSC) e organizações sociais, que tenham atuação comprovada nos municípios participantes. O projeto inscrito deverá ser executado em até seis meses, contados a partir do recebimento do apoio financeiro. O resultado final está previsto para ser divulgado em novembro.
Para votar, basta acessar o site www.vale.com/pcp até o dia 13 de outubro. O voto é validado por e-mail, portanto, a votação é restrita a um voto por e-mail.
PROJETOS
Os projetos de Itaguaí são bastante variados. Há oficina de costura, curso de barbearia, iniciativa voltada para o cinema, para a dança. Confira abaixo:
Programa Social Saúde e Higiene para todos: voltado para a aquisição de kits de higiene pessoal (como sabonete, escova de dente e creme dental) para moradores de rua cadastrados no programa.
Collab Estudio Mazomba: criação de oficina de costura para transformação de banners (lona vinílica) em bolsas e sacolas "ecobags".
Curso de Barbearia: oferece curso de barbeiro para jovens que se encontram em vulnerabilidade social e que vivem em localidades de risco.
Centro de Memória da Cultura Caiçara itinerante: criação de um museu itinerante, através do acervo já existente na comunidade.
Cinema na Praça - Cine Mazombinha: ocupa o espaço público, com exibição de filmes de classificação livre.
Transformado Arte em Vida: consiste na aquisição de materiais para elaboração de um espaço para realização de aulas de dança da comunidade Bairro do Engenho, em Itaguaí.

Comentários