Votação popular vai decidir quais projetos sociais vão receber recursos da Vale em Itaguaí - Divulgação - Vale
Votação popular vai decidir quais projetos sociais vão receber recursos da Vale em ItaguaíDivulgação - Vale
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – Enquanto não chega o dia de votar em candidatos a prefeito e a vereador, outra votação já está acontecendo: a população pode ajudar a escolher projetos sociais de Itaguaí, que serão beneficiados por meio do Programa Comunidade Participativa. A votação popular está aberta até o dia 13 de outubro. A iniciativa da Vale destinará até R$ 15 mil para projetos das áreas de geração de renda, capacitação profissional, saúde, cultura e esporte.
Ao todo, sete projetos serão selecionados por meio do voto popular. Os projetos de Itaguaí concorrem com os de Mangaratiba. Portanto, são 12 projetos elegíveis e sete a serem beneficiados. Os demais projetos serão avaliados por meio de uma comissão formada por representantes da iniciativa privada, pública e do terceiro setor. Dentre os critérios analisados estão adequação à temática, a experiência, o impacto social previsto, os aspectos inovadores, a viabilidade do projeto e a adequação à realidade local.
Publicidade
Participam da seleção instituições sem fins lucrativos e legalmente constituídas há pelo menos um ano, tais como associações comunitárias, fundações, cooperativas, Organizações da Sociedade Civil (OSC) e organizações sociais, que tenham atuação comprovada nos municípios participantes. O projeto inscrito deverá ser executado em até seis meses, contados a partir do recebimento do apoio financeiro. O resultado final está previsto para ser divulgado em novembro.
Para votar, basta acessar o site www.vale.com/pcp até o dia 13 de outubro. O voto é validado por e-mail, portanto, a votação é restrita a um voto por e-mail.
Publicidade
PROJETOS
Os projetos de Itaguaí são bastante variados. Há oficina de costura, curso de barbearia, iniciativa voltada para o cinema, para a dança. Confira abaixo:
Programa Social Saúde e Higiene para todos: voltado para a aquisição de kits de higiene pessoal (como sabonete, escova de dente e creme dental) para moradores de rua cadastrados no programa.
Publicidade
Collab Estudio Mazomba: criação de oficina de costura para transformação de banners (lona vinílica) em bolsas e sacolas "ecobags".
Curso de Barbearia: oferece curso de barbeiro para jovens que se encontram em vulnerabilidade social e que vivem em localidades de risco.
Publicidade
Centro de Memória da Cultura Caiçara itinerante: criação de um museu itinerante, através do acervo já existente na comunidade.
Cinema na Praça - Cine Mazombinha: ocupa o espaço público, com exibição de filmes de classificação livre.
Publicidade
Transformado Arte em Vida: consiste na aquisição de materiais para elaboração de um espaço para realização de aulas de dança da comunidade Bairro do Engenho, em Itaguaí.