Candidatos expõem seus planos para a cidade e partem para a conquista de votos - Reprodução internet
Candidatos expõem seus planos para a cidade e partem para a conquista de votosReprodução internet
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – Apesar de algumas manifestações que envolvem ataques anônimos e fake news nas redes sociais, a campanha para prefeito em Itaguaí transcorre sem muitos incidentes, excetuando-se, é claro, as intensas disputas e especulações de bastidores. Para os eleitores, seguem as tentativas de sedução e convencimento, um tanto mais restritas por causa da epidemia. O DIA solicitou que os candidatos ou suas assessorias enviassem um resumo e uma imagem que simbolizassem como foi a segunda semana de campanha deles. O resultado segue abaixo.
O candidato do Democracia Cristã, Alberto Meneses (Beto do Posto), ainda se recupera da Covid-19 e está isolado no seu apartamento em Itaguaí. Ele foi diagnosticado na semana passada. Ele está medicado e repousa segundo orientações médicas. Beto refez o exame neste sábado (10) e o resultado foi positivo novamente. A equipe da sua campanha recebeu o material de divulgação e trabalhou na sua separação e organização.
Publicidade
O ex-prefeito Luciano Mota, o candidato do Pros, manteve a sua campanha recolhida nesta segunda semana. A única notícia a respeito foi que ele deixou de receber o apoio dos partidos PT e PCdoB. A assessoria do candidato não soube dizer quando a sua campanha realmente começará.
Ana Sagário, candidata do PSL, não atendeu à reportagem.
Publicidade
Seguem os resumos de cada candidato:
AGENOR TEIXEIRA (PTC)
Publicidade
Agenor (de máscara preta, ao fundo) reunido com a galera que vai trabalhar na divulgação da sua campanha, no seu diretório no centro - Divulgação - PTC Itaguaí
Agenor se reuniu com a sua equipe em seu diretório no centro para tratar das estratégias de divulgação da campanha e para mobilizar os trabalhadores que vão distribuir material e acenar as bandeiras com o número e o nome do candidato. Ele também se encontrou com representantes do funcionalismo e gravou vídeos para postagem na sua página do Facebook.
ALEXANDRE ARANHA (REDE)
Publicidade
Alexandre Aranha em reunião com eleitores no bairro de Brisamar - Divulgação - Rede Itaguaí
Foram sete reuniões em bairros diferentes: Brisamar (2), Ilha da Madeira (1), Centro (2) e Coroa Grande (2). O policial federal aposentado conversou com eleitores sobre suas propostas de governo. “Tenho feito muitas discussões para desenvolvermos o futuro da nossa Itaguaí”, declarou o candidato. Ele contou também como tem sido seu dia a dia: “quase sempre de nove da manhã às nove da noite, ou seja, 12 horas de trabalho diário nessa campanha”.
ALEXANDRE VALLE (PL)
Publicidade
Valle com eleitores no bairro de Montserrat: encontros com propostas para a cidade - Divulgação - PL Itaguaí
Valle segue sua maratona de reuniões e encontros com a população para apresentar suas propostas e explicar seu Compromisso de Gestão Integrada e Participativa, na maior parte das vezes acompanhado de Babi, sua candidata a vice. O candidato também divulgou na sua página do Facebook um vídeo com o jingle de campanha e também o endereço do seu diretório para adesivamento de carros de entusiastas da sua candidatura.
ALEX MAGRÃO (Republicanos)
Publicidade
Alex Magrão no comício drive-in que marcou a segunda semana da sua campanha - Divulgação - Republicanos Itaguaí
Durante a semana, Alex Magrão fez caminhadas nos bairros Vila Geny, Coroa Grande e outros. Na quinta-feira (8), fez um comício no formato de drive-in (no qual as pessoas acompanham o evento de dentro dos seus carros) em Piranema e apresentou suas propostas e ideias. Participaram, dentre outros, Rogéria Bolsonaro e os deputados estaduais Márcio Gualberto e Capitão Paulo Teixeira.
ANDRÉ AMORIM (PSC)
Publicidade
André fala a eleitores e colaboradores no seu diretório, no centro de Itaguaí - Divulgação - PSC Itaguaí
André Amorim visitou os bairros Pedreira, Centro, Leandro, Itimirim, Jardim América, Ibirapitanga, Chaperó, Amendoeira e Valão dos Bois. Foi uma semana também dedicada a reuniões em seu diretório, com a presença dos pré-candidatos a vereador do PSC/PSD e apoiadores, sempre com os devidos cuidados sanitários. Amorim e sua equipe trabalham na divulgação do plano de governo nas redes sociais.
ARAMIS BRITO (PSB)
Publicidade
Aramis é recebido por eleitores em uma residência: corpo a corpo em bairros da cidade - Divulgação - PSB Itaguaí
No sábado (10), o candidato a prefeito Aramis Brito caminhou pelo bairro Chaperó, acompanhado da candidata a vice-prefeita Cristina Hayassaka e do ex-prefeito Weslei Pereira. Eles conversaram com eleitores sobre os projetos realizados no bairro e dos planos de construir uma nova praça no Primavera e uma ciclovia em Chaperó. Além disso, a valorização do servidor público foi um dos assuntos mais debatidos. No domingo (11) pela manhã, os candidatos foram à feira, no Centro.
DONIZETE JESUS (CIDADANIA)
Publicidade
Donizete em frente ao São Francisco Xavier: compromisso com a construção de um novo hospital - Divulgação - Cidadania Itaguaí
Donizete reuniu-se com lideranças e populares em Coroa Grande, Chaperó e Ilha de Quatiquara. Na última quinta-feira (8), Donizete firmou compromisso com registro em cartório de que abrirá mão de seu salário de prefeito até o término da construção de um novo hospital na cidade. No sábado (10) pela manhã, Donizete participou de um tradicional evento esportivo, o futebol solidário.
NISAN CÉSAR (PTB)
Publicidade
Nisan aborda eleitores com suas propostas no Calçadão de Itaguaí - Divulgação - PTB Itaguaí
O petebista iniciou a semana com uma grande reunião com várias lideranças em Chaperó. No decorrer dos dias, fez caminhadas pelos bairros Montserrat, Jardim América, Serra do Caçador, Centro e voltou ao Chaperó. O candidato reuniu-se ainda com lideranças da saúde e da educação. Nisan também participou de uma live com Bruno Marques, administrador do grupo de Facebook “Itaguaí sem censura”, que fez transmissão em pool com outros grupos da mesma rede social e obteve um recorde de audiência.
RUBEM VIEIRA (PODEMOS)
Publicidade
Rubem Vieira na carreata que marcou a segunda semana de sua campanha - Divulgação - Podemos Itaguaí
Nesta última semana, Rubem Vieira recebeu a visita do senador Romário e com ele fez uma caminhada no centro da cidade para ouvir a população. No sábado (10), o prefeito comemorou o seu aniversário com uma carreata pelas ruas da cidade.
SIDNEY MINEIRO (PSOL)
Publicidade
Sidney no seu trabalho, no bairro de Ponte Preta: conversa com eleitores depois do expediente - Divulgação - Psol Itaguaí
A coordenação da campanha do candidato do Psol enviou a seguinte nota sobre a semana dele: “Fazendo jus ao slogan de campanha - ‘Chama o pedreiro para reconstruir a Cidade’ - Sidney Almeida bateu uma laje no bairro da Ponte Preta e, após sair exausto da empreitada, conversou com alguns eleitores entre uma gelada e outra para amenizar o dia pesado de labuta”.
WALDEMAR ÁVILA (PDT)
Publicidade
Waldemar no Calçadão, onde apoiou uma mobilização em prol da cultura municipal - Divulgação - PDT Itaguaí
O pedetista passou a semana encontrando-se com eleitores e líderes comunitários em bairros como Engenho e Mangueira. Também fez reuniões com líderes religiosos, gravou programas eleitorais para rádio e exerceu agenda como vereador, incluindo plenárias. No calçadão, no centro de Itaguaí, participou de uma mobilização em prol da cultura.