Na primeira linha, da esq. para a dir., André Amorim, Ivan Charles e Waldemar Ávila. Na linha de baixo, também a partir da esq., Willian Cezar, Nisan e Noel Pedrosa
Na primeira linha, da esq. para a dir., André Amorim, Ivan Charles e Waldemar Ávila. Na linha de baixo, também a partir da esq., Willian Cezar, Nisan e Noel PedrosaReprodução internet
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – Depois das eleições, vida que segue. É este o sentimento que parece transparecer para seis dos 12 vereadores que vão deixar a Câmara e que toparam responder a uma enquete da reportagem sobre, dentre outros pontos, o legado que deixam para o município. Alguns deles afirmam que pretendem concorrer em outras eleições, outros são mais reticentes. Vale lembrar que dos seis que responderam à enquete, três estão na condição de suplentes (Willian Cezar, Ivan Charles e Noel Pedrosa). Outros na mesma condição são Reinaldo do Frigorífico (PL), Sérgio Fukamati (PSD) e Genildo Gandra (PL). Isso significa que, na eventualidade de impedimento de algum eleito, podem reassumir as cadeiras.
Dos 17 vereadores atuais, cinco foram reeleitos: Gil Torres (PSL), Fabinho (PL), Sandro da Hermínio (PP), Haroldo de Jesus (PV) e Vinícius Alves (Republicanos).
Publicidade
A partir de janeiro de 2021, novos parlamentares assumem seus mandatos: Guilherme Farias (PL), Fabinho Taciano (PRTB), Julinho (PSC), Alex Alves (PRTB), Zé Domingos (PTB) – este já foi vereador, e Jocimar do Cartório (PTC).
Cabe lembrar também que a redução de cadeiras (de 17 para 11) foi aprovada pela Câmara em abril deste ano, e, apesar de pedidos de revisão e de anulação da sessão que aprovou o total de 11 vereadores, nada até o momento modificou essa resolução.
Publicidade
Os vereadores Reinaldo do Frigorífico (PL), Roberto Lúcio Espolador Guimarães (PL) e Sérgio Fukamati (PSD) foram acionados pela reportagem por meio da assessoria de imprensa da Câmara, mas não responderam à enquete.
O vereador Valter Almeida (Podemos) vai deixar a Casa, mas vai assumir o cargo de vice-prefeito, pois foi eleito na chapa que consagrou Rubem Vieira (mesmo partido) no cargo de prefeito.
Publicidade
O vereador Carlos Kifer (PP) não concorreu às eleições: preferiu tentar ajudar a eleger o filho, Guilherme Farias (PL), no que obteve sucesso. Acionado pela reportagem, ele também não respondeu à enquete.
André Amorim (PSC), Nisan César (PTB) e Waldemar Ávila (PDT) não retornam à Câmara porque concorreram ao cargo de prefeito.
Publicidade
Confira abaixo o resultado da enquete com os parlamentares.
ANDRÉ AMORIM (PSC)
Publicidade