Itaperuna terá lançamento do Levante Feminista contra feminicídio nesta quinta (29).
Itaperuna terá lançamento do Levante Feminista contra feminicídio nesta quinta (29).Foto: divulgação
Por Lili Bustilho
ITAPERUNA - Em um cenário de ameaça à vida das mulheres em todos os sentidos, com pandemia, crimes de gênero e agravado pela crise financeira, o movimento Levante Feminista, uma frente nacional suprapartidária, com mais de 500 movimentos feministas envolvidos, lançou a campanha nacional “Nem Pense Em Me Matar” apoiada na conceito de que “quem mata uma mulher mata a humanidade”. A ideia se expande regionalmente pelos estados brasileiros e chegou a Itaperuna, no Noroeste Fluminense. A conquista da Lei do Feminicídio, em 2015, reconhece a especificidade desta violência. Nesta quinta-feira, dia 29 de abril, será realizado o lançamento no Estado do Rio de Janeiro do Levante Feminista contra Feminicídios.
O movimento busca denunciar a omissão do Estado e exigir a proteção da vida das mulheres brasileiras. A campanha será lançada numa Onda Amarela contra Feminicídios. Algumas das ações exigidas são o acolhimento da vítima de violência de gênero, o acesso à justiça, a punição do agressor, além da produção de informações, pesquisas e análises que mensurem as características desse tipo de violência.
Publicidade
Todos os dias chegam à mídia várias notícias de feminicídio, que acontecem no Brasil, no estado e também no Noroeste Fluminense: “Apesar da distância entre nós mulheres do interior e da capital, nossas dores são as mesmas, vivenciamos as violências e o assassinato de mulheres. Agora chegou a hora de nos unirmos também na luta contra todo e qualquer tipo de abuso e violência. Precisamos trazer esse diálogo para nossa cidade e toda região Noroeste Fluminense", conclui Luciana Moreira, Idealizadora do Programa Mulher Melhor e membro da equipe organizadora do movimento em Itaperuna e Região. Além do Mulher Melhor, outros movimentos também aderiram a campanha, COFEMI - Coletivo Feminista Itaperuna, Coletivo Filhas da Luta e MOABI - Movimento Afro Brasileiro de Itaperuna.

Tendo como símbolo um girassol, a cor amarelo-ouro e o rosto de uma mulher negra, a campanha se preocupa com a situação agravada pela necessidade de isolamento social imposta pela pandemia do "novo coronavírus" que diante de demissões trabalhistas confinou as mulheres justamente no lugar mais perigoso: a casa.

PROGRAMAÇÃO DE ITAPERUNA:
*29 de abril – Onda Amarela no município de Itaperuna: Lançamento do Levante Feminista contra Feminicídios
*AMANHECER AMARELO CONTRA FEMINICÍDIOS*
7h às 8h
Mobilização descentralizada e sem aglomeração no Cristo Redentor com faixas a atos simbólicos. Gravação de vídeo e registro fotográfico para live.

*COM A BOCA NO TROMBONE*
10h às 17h
Visibilização nas redes sociais dos grupos dos municípios participantes. 

*ANOITECER AMARELO*
18h às 19h
Mobilização descentralizada e sem aglomeração em frente a Câmara Municipal de Vereadores em tributo a todas as mulheres assassinadas na Região Noroeste Fluminense.


*LIVE DA ESTADUAL*
19h30 às 21h30
Protesto Cultural contra Feminicídios no RJ com
participação de representantes de diversos movimentos sociais, parlamentares,
artistas e grupos culturais que colocam em pauta a luta pelos direitos das mulheres.
Redes sociais oficiais do movimento estadual:
https://www.facebook.com/Levante-Feminista-RJ-106423808224519
https://www.instagram.com/levantefeministarj/
Publicidade
Um dos objetivos dos envolvidos neste ato também é chegar a 100 mil assinaturas no Manifesto do Levante
Feminista contra o Feminicídio no Brasil, documento que sintetiza a importância da luta. Acesse o Manifesto do Levante, assine e espalhe pelo país: http://chng.it/FhdzggBmQY