Prefeitura de Magé realiza primeira pré-conferência de Assistência Social em 2021.Divulgação/Prefeitura de Magé.

Por O Dia
Magé - A pandemia mudou o sistema de realização da pré-conferência municipal de Assistência Social, em Magé, este ano. Para evitar aglomerações, serão cinco dias diferentes e preparatórios para a 12a. Conferência Municipal de Assistência Social, que deverá acontecer em agosto. Anteriormente, a pré-conferência ocorria horas antes da conferência. A primeira das pré-conferências de 2021 juntou um grupo de cerca de 30 pessoas, nesta terça-feira (06), no CRAS Magé II, na Barbuda. Ao fim, os participantes escolheram nove pré-propostas que serão levadas para o debate na conferência do mês que vem e, se aceitas, serão apresentadas na Conferência Estadual.
A primeira pré-conferência teve como tema “A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento da desigualdade”.
Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Paiva explicou que um coordenador de grupo e um relator foram escolhidos na hora para reportar os acontecimentos da primeira pré-conferência deste ano em Magé. “Das nove pré-propostas que vão surgir, três devem ser da esfera municipal, três da esfera estadual e três da esfera federal. Esse é um processo que acontece a cada dois anos, quando também são realizadas as conferências”, disse.
Publicidade
Mãe de um rapaz com paralisia cerebral, Lúcia Helena dos Santos, que é membro do Conselho de Assistência Social de Magé, classificou os encontros como de suma importância para a criação de leis de auxílio às famílias. “Tem muita gente que precisa dos serviços públicos de assistência social porque não tem condições de pagar por um serviço privado. As conferências e pré-conferências garantem o respaldo para que as propostas saídas daqui tenham legitimidade”, avaliou.
Próximas pré-conferências e temas:
Publicidade
CRAS Vila Inhomirim III
Eixo: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federais para a garantia dos direitos socioassistenciais
Local: Rua Florianinho, 497, Parque Caçula
Data: 07/07
Horário: 13h
CRAS Suruí I
Eixo: Controle social – o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários
Local: Rua Capitão José de Paula, 329, Suruí
Data: 14/07
Horário: 13h
Publicidade
CRAS Guia de Pacobaíba I
Eixo: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais e proteção social
Local: Estrada Real de Mauá, 44, Figueira
Data: 21/07
Horário: 8h
Escola Municipal Professora Ruth Taldo França (Santo Aleixo)
Eixo: Atuação do SUAS em situação de calamidade pública e emergências
Local: Avenida Othon Linch de Melo, 329, Santo Aleixo
Data: 28/07
Horário: 13h