Prefeitura de Magé promove caminhada de conscientização sobre o Setembro Amarelo a próxima segunda (27). Reprodução.

Magé - Com o objetivo de conscientizar e alertar sobre o combate ao suicídio, a Prefeitura de Magé realiza a campanha Setembro Amarelo, que oferece diversas ações nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs) ao longo deste mês. Na próxima segunda-feira (27) às 9h, a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, promoverá uma caminhada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental visando reduzir casos de suicídio.

A caminhada terá início nos Centros de Atenção Psicossociais II (Caps), localizado no Complexo de Saúde Mental, na rua Hilda Portela número 165 em Flexeiras, e seguirá até o Morro do Bonfim, passando pelo Calçadão de Magé e pela Praça da Prefeitura. “Através dessa caminhada pretendemos alertar a população mageense e informar sobre os serviços referentes aos cuidados com a saúde mental oferecidos pela Prefeitura. Durante a pandemia, o índice de adoecimento emocional aumentou significativamente, e queremos passar a mensagem de que falar sobre o tema não induz ao ato, mas traz conscientização”, explicou a coordenadora de Saúde Mental, Michelle Medeiros.
Rede de atenção à saúde mental
Magé tem uma rede de unidades que tratam especificamente da saúde mental. A rede de atendimento é formada pelos Centros de Atenção Psicossocial: CAPS AD – Álcool e outras Drogas, II Lídia Menezes, III de Piabetá e Infantojuvenil. As unidades são formadas por equipes multiprofissionais, que realizam atividades coletivas e individuais, além de tratamento médico.
“Qualquer pessoa pode procurar ajuda nos centros de atenção psicossocial. Basta procurar a unidade e solicitar o acolhimento que o processo de avaliação multiprofissional iniciará. As equipes multiprofissionais são compostas por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, terapeutas ocupacionais, psicopedagogas, educadores físicos, médicos psiquiatras, oficineiros, farmacêuticos e apoio”, explicou a coordenadora de Saúde Mental, Michelle Medeiros.
No CAPS infantojuvenil, são atendidas crianças e adolescentes com até 18 anos. No CAPS AD, os atendimentos são voltados para adultos que fazem uso prejudicial de substâncias psicoativas.Já no CAPS II Lídia Menezes e no CAPS III de Piabetá, o serviço ofertado é de atendimento às pessoas adultas portadoras de transtornos mentais graves.
A diferença entre eles, é que no tipo III tem funcionamento por 24 horas de forma ininterrupta, podendo haver acolhimento noturno em leito de crise. Os CAPS tipo II funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereços – Complexo de Saúde Mental (Rua Hilda Portela, 165, Flexeiras, telefone 2633-1711); CAPS AD, CAPS II Lídia Menezes e Infantojuvenil (Rua Itaguaí, 130 – Flexeiras) e CAPS III Piabetá (Rua Amazonas, 591).