Magé - Agentes das delegacias do Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB) realizaram, nesta semana, a Operação Captura II, contra ladrões e receptadores, em especial, de telefones celulares. A ação ocorreu em paralelo com a campanha de conscientização sobre o risco de se adquirir aparelhos que foram roubados ou furtados. Ao todo, 48 pessoas foram presas, sendo 29 em flagrante e 19 em cumprimento a mandados de prisão.
O objetivo das iniciativas do DGPB é evitar que vidas sejam postas em risco para que bandidos possam alimentar uma cadeia criminosa. Além disso, mesmo que sem saber, a pessoa que compra um produto roubado está cometendo o crime de receptação, com pena de até oito anos de reclusão.
O DGPB alerta que quem compra um celular sem nota fiscal ou de origem duvidosa está, indiretamente, contribuindo para o incentivo de diversos crimes graves, como roubo, furto, latrocínio e homicídios.
A campanha contra receptação começou no início de setembro. Uma parceria com o TransÔnibus, sindicato que abrange empresas de ônibus de nove municípios da Baixada Fluminense, permitiu a divulgação em cerca de 200 coletivos de material que alerta para o risco de comprar produtos roubados. Mais recentemente, as mensagens foram fixadas em outros ambientes, como casas lotéricas, redes de lojas e edifícios da administração municipal.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.