
Um dos principais veículos da Espanha, o El País destaca que “o debate sobre a necessidade de o Estado assegurar as necessidades básicas de seus cidadãos cresce como uma bola de neve” e que “diferentemente de outros projetos, o de Maricá contempla uma parte significativa da população, um em cada três habitantes, sem prazo, o que permite um conhecimento real dos impactos”. O jornal espanhol lembra que a experiência finlandesa foi encerrada sem que a empregabilidade dos atendidos fosse melhorada, Tal fato não se registrou em Maricá – a 58ª cidade no país em geração de empregos formais em 2019.
Já o britânico The Independent destaca a avaliação do CEO do JFI Institute, Michael Stynes sobre o programa Renda Básica de Cidadania, classificado por ele como “um passo corajoso, dado por um governo inovador, para melhorar a vida dos seus cidadãos”. A britânica BBC, através de seu braço no Brasil, também repercutiu a pesquisa e o prograa em uma extensa reportagem publicada em seu site.
O levantamento sobre a repercussão na imprensa foi entregue pelo próprio Stynes, que esteve na manhã da última sexta-feira na Prefeitura, acompanhado de outros integrantes do JFI e do presidente da Rede Brasileira de Renda Básica, Leandro Ferreira. O grupo foi recebido pelo secretário de Comunicação, Olavo Noleto e por integrantes da equipe da Secom.