Itaipuaçu  - Foto: Divulgação
Itaipuaçu Foto: Divulgação
Por O Dia
Maricá - O município de Maricá corre o risco de perder até 32% do valor que recebe dos royalties de petróleo, segundo os dados da Secretaria de Fazenda da cidade.
Somente no ano de 2020, o município recebeu o montante de R$1,1 bilhão providos dos royalties segundo os dados do Portal da Transparência do Governo Federal. A prefeitura de Maricá utiliza o valor para investimentos em infraestrutura, reformas de escolas e prédios públicos e nos programas sociais de Renda Básica de Cidadania.
Publicidade
Políticos do Estado do Rio de Janeiro, contando com o governador em exercício Claudio Castro (PSC), irão à Brasília para discutir com o presidente do STF, Ministro Luiz Fux sobre a partilha dos royalties de petróleo.
Caso haja aprovação da partilha por parte do STF, fará com que diversos municípios produtores sofram um colapso nas contas públicas já que as cidades que recebem os royalties se endividaram contando com o recurso e assim poder manter investimentos e a distribuição de renda através dos programas sociais.