ANVISA -Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em Brasília. Foto: Sergio Lima

Por O Dia
Maricá - As esperanças para a vacinação em toda a cidade de Maricá foi além do poder econômico, ou seja, Maricá tem recursos (assim como a vizinha Niterói) para importar imunizantes para vacinar sua população, porém as esperanças que foram julgadas nesta sexta-feira (04/06) na 4ª vara Federal de Niterói, resultaram em uma conclusão menos feliz da que as populações destes municípios esperavam.
Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira, (04/06), a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a importação e o uso da vacina Sputnik V - imunizante contra a Covid-19 já usado em 60 países - porém, a Agência condicionou a aplicação da vacina, no primeiro lote recebido no país, a apenas 1% da população do estado ou município, e à realização de novas análises, em cada lote recebido.
Publicidade
No caso de Maricá, somente cerca de 1.100 pessoas seriam imunizadas nesse momento, pela regra estabelecida pela Anvisa.
Existem condições da ANVISA para o imunizante, as vacinas não podem ser utilizadas em grávidas, lactantes, mulheres que tiveram filhos em 45 dias, pessoas com comorbidades.
Publicidade
A vacina Sputinik V poderá ser utilizada em pessoas adultas entre 18 e 60 anos de idade, o importador é responsável pela qualidade, eficácia e segurança das vacinas.
Importante lembrar que o imunizante já foi aplicado em mais de 35 milhões de pessoas e teve eficácia de mais de 97%, registrada em testes de campo com 3,8 milhões de pessoas.