Servidores da educação protestam em frente à Prefeitura de MesquitaReprodução

Após atravessar um período conturbado na educação municipal, a 24ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça determinou, nesta sexta-feira (19), a reintegração de professores de Mesquita demitidos ilegalmente e a suspensão dos processos disciplinares. Segundo autoridades e representantes da Educação, o ocorrido foi promovido pelo Secretário municipal de governança da Prefeitura, Jorge Miranda.
De acordo com o SEPE, cerca de 15 servidores teriam sido exonerados indevidamente. Outros 100 processos administrativos estariam em andamento, resultando em outras demissões indevidas.
Justiça foi feita. Valeu a luta desses profissionais. Valeu a participação de autoridades, a luta da advocacia do SEPE do município, o apoio da Alerj. Nós conseguimos que a justiça fosse feita. Prefeito Jorge Miranda, obedeça a decisão judicial, reintegre os quadros da Prefeitura de Mesquita em suas funções para quais foram aprovadas em concursos públicos”, disse o Deputado Estadual Waldeck Carneiro.
Ainda segundo relatos dos professores de Mesquita, o Tribunal de Contas do Estado identificou algumas matrículas duplicadas, o que é ilegal, e estabeleceu um prazo para regularização.
Professor ergue cartaz com dizer em meio a entrevista para jornal televisivo  - Reprodução
Professor ergue cartaz com dizer em meio a entrevista para jornal televisivo Reprodução
A vereadora Ana Cris Gêmeas reforçou que tais demissões foram realizadas através de processos administrativos abusivos, já que os servidores já estavam regularizados a pedido da própria Prefeitura.
“Estou satisfeita em saber que nossos profissionais irão voltar aos seus devidos serviços, foi uma luta vencida. Sempre que for necessário iremos lutar pelos direitos de nossos educadores que sempre são lesados ou sofrem perseguição política. A Educação de Mesquita merece atenção e carinho, pois são eles que estão na luta pela educação de nossos filhos”, argumentou a única vereadora mulher do município.