Na justificativa do projeto, os autores explicam que a música é cantada por todas as torcidas e reconhecida internacionalmenteDivulgação / Família Beija-Flor

Nilópolis – Difícil achar um torcedor carioca que nunca cantou o refrão “Domingo, eu vou ao Maracanã, Vou torcer pro time que sou fã....”. A música “O Campeão”, composição de Neguinho da Beija Flor, pode se tornar o hino oficial do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (03/11), em discussão única, o projeto de lei 5014/21, de autoria dos deputados André Ceciliano (PT) e Chiquinho da Mangueira (PSC), que propõe a homenagem. A medida, agora, seguirá para sanção ou veto do governador Cláudio Castro.
Na justificativa do projeto, os autores explicam que a música é cantada por todas as torcidas e reconhecida internacionalmente. Acrescentam, ainda, que o Maracanã - palco de inúmeras celebrações, eventos marcantes e mundialmente conhecido - não tem um hino oficial.
"Como a composição 'O Campeão'é cantada por todas as torcidas, nada mais justo do que oficializar essa união entre a música e o estádio”, comentou Ceciliano. "Por meio da canção entoada pelos torcedores a arquibancada pulsa e empurra o time em campo", complementa Chiquinho.
A força dessa composição já atravessou fronteiras, ganhando versão em francês gravada por um torcedor do Paris Saint-Germain, um dos principais times da França. Recentemente, a música foi executada também como tema de incentivo aos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio.
Confira a letra da música:
“Domingo, eu vou ao Maracanã
Vou torcer pro time que sou fã
Vou levar foguetes e bandeira
Não vai ser de brincadeira
Ele vai ser campeão
Não quero cadeira numerada
Vou ficar na arquibancada
Pra sentir mais emoção
Porque meu time bota pra ferver
E o nome dele são vocês que vão dizer
Porque meu time bota pra ferver
E o nome dele são vocês que vão dizer
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô... nome do time de futebol!
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô... nome do time de futebol!”