A apresentadora Sávia David e o grupo Bakaninha Beija-Flor na gravação do especialDivulgação
Para comemorar esse dia com muita alegria e alto astral, não pode faltar samba e gastronomia. A música, a culinária brasileira tem a marca registrada do povo preto. Por isso, a apresentadora Sávia David, gravou o especial "Em Casa com Sávia Samba e Sabor", para falar sobre o tema. Os convidados foram a chef Geórgia Gomes e o grupo Bakaninha Beija-Flor. No programa, eles falam sobre as conquistas pessoais e a importância dessa data que reforça a valorização do legado negro na história brasileira.
A Chef Géórgia Gomes, proprietária do G&GGourmet, que faz parte do roteiro dos restaurantes de comida preta na cidade do Rio de Janeiro, conta que sua história foi marcada por superação. "O preconceito ainda é muito grande. Na cozinha eu sofri essa discriminação. Até chegar aqui foram muitas lágrimas e suor. Mas me alegro por ser referência para outras mulheres pretas que sonham. Elas veem uma luz, uma esperança de que é possível. Com trabalho, fé e muita dedicação", diz.
Sávia também vem dessa história. Moradora de São João de Meriti, ela enfrentou muitos obstáculos para concluir duas faculdades, Direito e Educação Física, ser fisiculturista, digital influencer, chegar ao status de rainha de bateria da Escola de Samba Vila Maria, de São Paulo e musa da Beija-Flor. A azul e branco de Nilópolis traz esse tema no enredo de 2022.
A data se tornou importante no calendário brasileiro, um dia simbólico pelo constante engajamento do movimento negro, em diversas esferas. Mas, vale ressaltar que o reconhecimento e oportunidades devem ser diários e não somente no mês de novembro. O povo preto deve ter todos os dias a mesma igualdade e respeito, sem ter a cor como pré-requisito.
O "Em Casa com Sávia Samba e Sabor", no dia 17 de novembro (quarta-feira), pela TVMAX RIO, no canal 25 da NET e 525 NET HD, às 15h50, com reprise às 22h50 e também pode ser visto, acessando o link: https://www.tvmaxrio.net



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.