Gustavo Schmidt: festa em meio à pandemia e confusão com policiais - Divulgação/Alerj
Gustavo Schmidt: festa em meio à pandemia e confusão com policiaisDivulgação/Alerj
Por O Dia
Rio - O deputado estadual Gustavo Schmidt, do PSL, foi detido acusado de agredir um policial militar em Camboinhas, em Niterói, na madrugada desta sexta-feira. Ele estava em uma festa em um condomínio da região. Aglomerações estão proibidas por causa da pandemia do novo coronavírus. O parlamentar também desacatou e desrespeitou a delegada de plantão na 76ª DP (Niterói).
Publicidade
Policiais do 12º BPM (Niterói) foram ao local após receberem denúncias da aglomerações de pessoas em uma festa na região com som alto. Quando chegaram ao local perceberam que o parlamentar era um dos convidados da festa. 
Segundo reportagem da TV Globo, os policiais foram agredidos por Schmidt e um dos PMs teve o óculos quebrado pelo deputado. Na delegacia, ele também desacatou a delegada que estava de plantão. A corporação confirmou ao DIA em nota a agressão, dizendo que o militar levou um soco quando conversava com o dono da residência.
Publicidade
Gustavo Schmidt negou as agressões e afirma que agiu apenas em legítima defesa. Ele diz que estava em uma comemoração com menos de 20 pessoas. Ele também falou que foi ameaçado dentro da viatura pelos PMs.
O caso foi registrado na 76ª DP (Niterói), onde o parlamentar prestou depoimento e foi liberado após assinar um termo circunstanciado. De acordo com a delegacia, o deputado foi autuado pelos crimes de desacato, desobediência, resistência, lesão corporal e infração de medida sanitária preventiva (artigo 268) por descumprimento do decreto de isolamento social.
Publicidade
"Ele agrediu dois policiais militares que foram até uma residência, em Camboinhas, verificar denúncias de perturbação do sossego. No local estaria sendo realizada uma festa com aglomeração de pessoas. O parlamentar foi conduzido até a 76ª DP onde desacatou e desrespeitou a delegada de plantão. Ele assinou o termo circunstanciado e foi liberado para comparecer em juízo", disse a Secretaria da Polícia Civil. 
Procurado através de sua assessoria, o deputado Gustavo Schmidt disse ter sido abordado por PMs "de forma agressiva". Confira a íntegra da nota:
Publicidade
"Em relação ao ocorrido na madrugada dessa sexta-feira, gostaria de informar que:

1 – Com intuito de aliviar a tensão que tem sido muito forte no momento em que estamos socorrendo uma a uma as comunidades mais afetadas, uma dura semana, compareci a uma comemoração de aniversário de caráter privado, na companhia da minha noiva na casa de um amigo em Niterói, cidade onde mantenho residência. Reconheço não ser recomendável, nesse momento, frequentar eventos dessa natureza, mas tomei essa decisão apenas com o intuito de encontrar um grupo de amigos.

2 – Ao perceber a presença de policiais, me dirigi para verificar o que ocorria. Ao argumentar com um deles, fui abordado de maneira agressiva, sendo, inclusive, lançado ao chão.

3 – Falando somente como cidadão, e não como deputado, houve um nítido “abuso de autoridade” por parte dos policiais, contrariando, inclusive, o Capítulo VI, artigo 28 da Lei Federal 13.869/2019, que não permite divulgar gravações que possam ferir a honra ou a imagem. O material foi distribuído ilegalmente para divulgação em redes sociais e na mídia em geral com possível interesse político de denegrir a minha imagem.

4 – Lamento o ocorrido e informo que a questão receberá seu devido tratamento nas vias judiciais.

Gustavo Schmidt"