Assim como o 'Arte na Rua', artistas são pagos pela Prefeitura para apresentações gratuitas ao público - Na foto, Bia Bedran - Divulgação / FAN
Assim como o 'Arte na Rua', artistas são pagos pela Prefeitura para apresentações gratuitas ao públicoNa foto, Bia Bedran - Divulgação / FAN
Por Irma Lasmar
Niterói - Considerando a situação atual de pandemia que o Brasil e o mundo vivem e a necessidade de cancelamento de eventos culturais presenciais, além do fechamento dos equipamentos culturais da cidade, a Secretaria das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói desenvolveram o projeto Arte na Rede, que leva, por meio das redes sociais "Cultura Niterói" (Facebook e YouTube), apresentações artísticas virtuais de livre acesso ao público, que poderá acompanhar as produções gratuitamente de suas respectivas residências.
A programação começou na segunda-feira e continuou com música, teatro, dança, contação de histórias, oficina de grafitti e outras formas de expressão artística para adultos e crianças. Confira, no final da reportagem, a programação de sábado até quarta-feira. 
Publicidade
Os conteúdos são realizados dentro dos parâmetros indicados pela Organização Mundial de Saúde, a partir do isolamento dos profissionais envolvidos, que realizam as apresentações dentro de suas casas, com a interação do público que estará assistindo ao vivo. Segundo o presidente da Fundação de Arte de Niterói, André Diniz, "a proposta do 'Arte na Rede' é minimizar a crise do setor artístico da cidade e levar entretenimento de qualidade para a população em quarentena".
O projeto pretende selecionar até 45 propostas por mês, com um cachê de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) por apresentação - os mesmos valores do Projeto Arte na Rua, que foi temporariamente interrompido por ser presencial. Os programas, com aproximadamente 50 minutos de duração, possuem diversas linguagens artísticas e contam com a participação de artistas nascidos ou residentes em Niterói, além daqueles com atuação comprovada na cidade.
Publicidade
Próximas atrações da semana:

28 de março, sábado, 11h
Eliza Mascarenhas – dança

28 de março, sábado, 15h
Ana Luiza França – contação de histórias – livro “A menina que saiu da ilha”

29 de março, domingo, 11h
Cia Mala de Mão – apresentação teatral "Próxima Sessão" - circo

29 de março, domingo,15h
Juliano Antunes – Histórias da mitologia grega – teatro | contação de histórias
30 de março, segunda-feira, 15h
Bia Bedran – "Arte da cantar e contar histórias"

31 de março, terça-feira, 15h
Anna Just – oficina de encadernação artesanal – artes visuais

1 de abril, quarta-feira, 15h
Silvério Pontes – Choro na varanda – música