Funcionário faz higienização das barcas: medida de prevenção  - Divulgação/ CCR Barcas
Funcionário faz higienização das barcas: medida de prevenção Divulgação/ CCR Barcas
Por Irma Lasmar
Niterói - Com o objetivo de prevenir o aumento do número de casos do novo coronavírus no eixo Rio-Niterói, a CCR Barcas programou a desinfecção diária de embarcações e dependências das estações e da empresa. A fim de evitar a propagação do vírus no transporte aquaviário, colaboradores da concessionária do serviço, usando equipamentos de proteção individual (EPIs), aplicam nas superfícies sob sua responsabilidade uma substância chamada surfanio, que é um detergente desinfetante concentrado para limpeza e esterilização de superfícies hospitalares e equipamentos médicos.

"Além de intensificar a limpeza e a higienização de barcas e estações, a empresa também promove, por meio de especialistas do Departamento Médico da companhia, diálogos diários de segurança com os colaboradores, a fim de que as ações contra a propagação do vírus sejam frequentemente reforçadas e esses profissionais estejam preparados para se proteger e para orientar os passageiros sobre a importância dessas medidas no atual cenário de pandemia", diz a nota da concessionária.

Em cumprimento à determinação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, as viagens da linha Arariboias a em a cada meia hora, entre 6h-9h e 16h-18h, nos dias úteis, e com passageiros somente sentados, sendo exclusivamente trabalhadores de setores essenciais da sociedade. Para evitar aglomeração, os bloqueios das estações estão programados para que o número de passagens disponibilizadas seja exatamente igual ao número de assentos da embarcação da vez, de forma que somente passageiros sentados sejam transportados, e assim, o Terminal Arariboia, que tem capacidade para 4 mil pessoas, permaneça, no máximo, com 900 passageiros a cada embarque. As embarcações com sistema de ar condicionado estão navegando com as portas abertas, ação que ocorre conforme aprovação da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, além de disponibilizar recipientes com álcool 70% para uso livre dos passageiros e funcionários.