Objetivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos é esterilizar até dia 10 as principais comunidades e avenidas - Divulgação / Prefeitura de Niterói
Objetivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos é esterilizar até dia 10 as principais comunidades e avenidasDivulgação / Prefeitura de Niterói
Por Irma Lasmar
Niterói - A Prefeitura sanitizou nesta quinta-feira a comunidade do Cantagalo, em Pendotiba, que recebeu os agentes da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) e da empresa contratada para a higienização com quaternário de amônio de quinta geração. O produto age como uma película que mata os micro-organismos do local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém a superfície desinfetada por até seis meses, dependendo da circulação de pessoas. A solução química é a mesma usada para desinfecção das ruas da China.
“É muito importante seguir com esse trabalho. A equipe está sendo incansável e até o dia 10 queremos estar com todas as principais comunidades e locais de grande fluxo sanitizados. A ideia é diminuir ao máximo possível a propagação do vírus”, explica a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, que comanda a ação.
Publicidade
Os trabalhos já foram realizados nas comunidades do Morro do Estado, Preventório, Vila Ipiranga e Cavalão, Grota (São Francisco), Igrejinha (Largo da Batalha), Viradouro (Santa Rosa), Caniçal (Itaipu), Salinas e Cascarejo (Jurujuba), além das principais vias de Icaraí (ruas Gavião Peixoto, Coronel Moreira César, Miguel de Frias e Av. Roberto Silveira), no Centro (Av. Ernani do Amaral Peixoto, Rua da Conceição, Rua Doutor Celestino e Av. Visconde do Rio Branco, no trecho entre o terminal rodoviário e a Praça JK), Rua Almirante Teffé (em torno da Praça do Rink), Rua Quinze de Novembro, R. Dr. Borman, R. Aurelino Leal, Av. Rogério Coelho Neto, acesso do Terminal Rodoviário ao Caminho Niemeyer, Fonseca (ruas Alzira Vargas, Souza Soares, Santo Cristo, São Januário e Tenente Osório, entre outras), Barreto (Largo de São José e adjacências), Caramujo, Charitas (Avenida Sílvio Picanço da maternidade até o túnel e Rua Doutor Leitão), Barreto (nas comunidades do Maruí, Pátio Leopoldina, Morro do Marítimo e Morro do Pires) e na Região Oceânica (Hospital Bonsucesso, Caniçal, Beira da Lagoa, Boa Esperança, Morro da Luz e Jacaré).
Oitenta mil famílias cadastradas pelo Programa Médico de Família, por sua vez, estão recebendo kits de higiene e limpeza, com sabonete, sabão em pó, água sanitária, álcool e detergente. Depois das comunidades do Caramujo e Teixeira de Freitas, Riodades e Bonfim, será realizada nesta sexta-feira a entrega aos moradores do Morro do Estado e semana que vem na Engenhoca e na comunidade Nova Brasília. Os agentes do programa vão até a casa de cada um dos cadastrados para levar os produtos e orientar sobre as principais medidas de prevenção.