Cervejaria Noi. Bárbara Buzin, sócia - Divulgação
Cervejaria Noi. Bárbara Buzin, sóciaDivulgação
Por Bernardo Costa

A pandemia da covid-19 tem provocado uma enxurrada mundial de fake news pelo WhatsApp. Em Niterói, a cervejaria Noi, com sede em Itaipu, foi vítima de mensagem falsa. O texto, que vem sendo compartilhado na cidade, informa sobre uma promoção que, se não fosse mentira, seria tentadora: barris de 30 litros e 50 litros de chope por R$ 60 e R$ 100, respectivamente, além de taxa de entrega e de instalação grátis. O litro sairia por R$ 2.

A mensagem informa que a suposta promoção seria motivada pelo cancelamento de pedidos para atender comércios, festas e eventos. Com isso, a empresa teria ficado com um grande estoque, que deveria ser escoado dentro do prazo de validade. No entanto, a empresa nega veementemente a veracidade da mensagem.

"Informação falsa sempre é prejudicial. Para diminuirmos os impactos negativos, agimos rápido e postamos uma resposta em nossas redes sociais assim que tomamos conhecimento da fake news. Porém, ainda assim, temos recebido ligações de pessoas que receberam o conteúdo falso, pois pouca gente tem o hábito de verificar a autenticidade do que recebe por WhatsApp", explica Bárbara Buzin, umas das diretoras da Noi.

De acordo com ela, ao que tudo indica, a mensagem teria surgido como um trote entre amigos, pois aparece nome e telefone de uma pessoa específica no texto. A empresa chegou a receber mais de 150 ligações em menos de 24 horas de pessoas querendo usufruir da suposta promoção.

"Parece que foi uma brincadeira de mau gosto com a pessoa que teve o nome e o contato divulgado na mensagem. Imaginamos a dor de cabeça que ela está tendo. E o pior é que, infelizmente, já recebemos versões com outros nomes. Em um momento como o que estamos passando, é inacreditável que tenha gente com este tipo de comportamento", reclama Bárbara.

A diretora conta que a pandemia provocou uma queda de 80% na receita da cervejaria, que tomou algumas atitudes para tentar reverter o dano nos negócios, como a antecipação de férias para o maior número possível de funcionários. A fábrica, em Itaipu, está operando com uma capacidade de 10% do quadro total de funcionários.

"Também criamos kits de cervejas e a possibilidade de o público comprar chope em menor quantidade para consumo familiar ou individual, a partir de 5 litros, com frete grátis. A cerveja sai do barril direto para a casa do cliente, que pode comprar pelo site da Noi ou pelo nosso whatsApp", diz Bárbara.

entregas no carro

Outra ação da empresa para tentar fazer frente à crise é a criação do 'Drive-Thru Noi', sistema em que os apreciadores da cerveja artesanal poderão comprar chope e rótulos da Noi sem precisar sair do carro. A iniciativa está em funcionamento desde o dia 10 do mês passado, e acontece em uma base montada em frente à fábrica da cervejaria, na Estrada Francisco da Cruz Nunes 1.964, em Itaipu.

No local, a bebida é vendida em garrafas pet de 1 litro, sem custo adicional pela embalagem. O 'Drive-Thru Noi' funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.

"Estamos tendo que usar de muita criatividade para colocarmos as contas em dia sem precisar demitir ninguém. Ao mesmo tempo, mantemos as geladeiras dos apreciadores da cerveja artesanal sempre abastecidas", diz Bárbara.

Arrecadação de alimentos
Publicidade
A cervejaria promove amanhã a ação 'Drive-Thru Solidário', em que dará uma garrafa de Noi Bionda ou duas latas de Noi Low Carb para quem doar dois quilos de alimentos não perecíveis. A troca será realizada na fábrica da cervejaria, entre 10h e 19h, ou enquanto durarem os estoques. Segundo a diretora da Noi, Bárbara Buzin, o volume arrecadado será entregue para a Sociedade Beneficente da Sagrada Família da Vila Ipiranga, no Fonseca, e para o projeto Sempre Criança, que atende crianças socialmente vulneráveis em Niterói e São Gonçalo.
"Todos nós estamos passando por uma situação que demanda cuidado e atenção redobrada com o próximo. Queremos fazer a nossa parte e, ao mesmo tempo, contribuir para inspirar outras empresas a adotarem ações solidárias na cidade. Decidimos que a melhor maneira de demonstrarmos isso seria trocarmos nossas cervejas, que é o que fazemos de melhor, por doações que ajudarão muitas famílias", diz a diretora da Noi.
Publicidade
Segundo ela, a cervejaria separou produtos suficientes para 500 doações, e estima arrecadar uma tonelada de alimentos. A empresa informa que as principais necessidades das instituições beneficentes são açúcar, arroz, biscoito, feijão, fubá, leite em pó, macarrão e óleo. E reforça que, durante a ação, não será preciso sair do carro.
Você pode gostar
Comentários