Márcio Barreiros Fernandes (com pasta verde): vítima da covid-19 - Divulgação
Márcio Barreiros Fernandes (com pasta verde): vítima da covid-19Divulgação
Por Bernardo Costa

O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, testou positivo para a covid-19. O diagnóstico foi confirmado pela prefeitura em uma postagem nas redes sociais do chefe do executivo municipal, nesta segunda-feira. O teste havia sido feito no último dia 26 e, desde então, José Luiz Nanci passou a cumprir isolamento social em casa, no bairro Zé Garoto. Segundo a prefeitura, o estado de saúde dele é estável.

José Luiz Nanci apresenta sintomas gripais, como tosse e coriza, e teve febre nos primeiros dias da infecção. Ele está em casa, sozinho, onde segue trabalhando. Diariamente, funcionários da prefeitura levam documentos ao apartamento de Nanci para que ele possa despachar.

Todos os cuidados estão sendo tomados para evitar contaminação. Os agentes deixam o material na escadaria do edifício. Utilizando máscara e luvas, Nanci os pega, assina e deixa o material no mesmo lugar. Assim também está sendo feito em relação à alimentação do prefeito.

A hipótese é que José Luiz Nanci tenha contraído o coronavírus em contato com a esposa, a primeira-dama Eliane Gabriel, que é chefe de gabinete do prefeito e está internada desde o dia 26 de abril com diagnóstico confirmado para coronavírus. Ela está no CTI de um hospital particular do Rio, mas, segundo a prefeitura de São Gonçalo, seu estado de saúde é estável. Inicialmente, Eliane Gabriel deu entrada em hospital da rede privada de Niterói e foi transferida na terça-feira passada, quando começou a dar sinais de recuperação.

Vítima na Saúde

É provável que ela tenha contraído a doença em contato com agentes da Secretaria municipal de Saúde, onde foi confirmada uma morte, na quinta-feira passada, suspeita para covid-19. A vítima foi o diretor da Vigilância Sanitária, Márcio Barreiros Fernandes, que atuava na linha de frente do combate ao coronavírus, fiscalizando o cumprimento do decreto municipal que estabeleceu o fechamento de comércios não essenciais. Ele deu entrada no Hospital Municipal Luiz Palmier, referência para o tratamento da covid-19, e faleceu cerca de uma hora depois. O resultado do teste para coronavírus ainda não ficou pronto.

O DIA apurou que há pelo menos outros dois casos suspeitos para covid-19 na Secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo: o presidente da Fundação de Saúde, Deivid Campos, e a procuradora da Fundação de Saúde, Aline Fontes. Eles apresentam sintomas compatíveis com covid-19 e estão cumprindo isolamento social em casa.

Prefeitura recebe 40 mil testes rápidos
Publicidade
A Prefeitura de São Gonçalo recebeu, na tarde de ontem, os 40 mil testes para covid-19 comprados há cerca de um mês. A testagem irá seguir cronograma definido pela Secretaria municipal de Saúde. Segundo a pasta, a primeira fase de aplicação dos exames será voltada para profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus na cidade e para pacientes com sintomas graves da covid-19. O objetivo é orientar ações para deter a velocidade da propagação da doença no município. 
Dados da doença
Publicidade
De acordo com boletim da prefeitura, São Gonçalo registrou mais seis mortes ontem. O município tem agora 337 casos confirmados da doença e 37 vítimas fatais. Há 3.519 casos suspeitos em análise e outros 424 já descartados. As vítimas em São Gonçalo têm idade entre 26 e 91 anos de idade.
Você pode gostar
Comentários