Para evitar aglomerações, Prefeitura de Niterói propõe Dia das Mães em julho
Sindicato dos Lojistas aprova ideia, e sugere que o Governo Federal crie decreto semelhante para todo o país
Outra proposta do prefeito versa sobre a existência de agentes de desaglomeração em estabelecimentos sediados na cidadeDivulgação / Sindilojas
Por O Dia
Niterói - O prefeito Rodrigo Neves enviou nesta quarta-feira para a Câmara Municipal um projeto de lei para que o Dia das Mães, comemorado tradicionalmente no segundo domingo do mês de maio, seja celebrado na cidade apenas no segundo domingo de julho (dia 12). “O risco nesse momento é muito grande e por isso eu peço a todos que façam apenas encontros virtuais com seus pais nesse domingo”, clamou Rodrigo, que hoje também encaminhou projeto para criação de lei emergencial para que estabelecimentos sediados na cidade, sobretudo bancos, tenham "agentes de desaglomeração", com o objetivo de evitar as filas nas portas das instituições, como vem acontecendo com a Caixa Econômica Federal nos últimos dias.
"É inaceitável o que está acontecendo neste momento no Brasil, especialmente nas agências da Caixa. É uma irresponsabilidade e não vamos permitir isso em Niterói. Estamos fazendo um grande esforço para fornecer o Renda Básica Temporária para as famílias mais pobres, colocando em prática programas para auxiliar as empresas, e uma ação desorganizada como essa não pode colocar a perder tudo que estamos fazendo na nossa cidade", disparou o chefe do Executivo niteroiense.
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O presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói (Sindilojas), Charbel Tauil, falou em nome da categoria que aprova a proposta do prefeito, porém acredita que a eficácia esteja na ampliação da normativa além do âmbito municipal.
"O Sindilojas Niterói já vem participando de estudos com instituições de todo o país em apoio à proposta de o Dia das Mães ser excepcionalmente comemorado em julho, agora em 2020, em função da pandemia. Porém isto não é algo a ser resolvido por decreto de uma Prefeitura: uma mudança dessas tem que ser feita em âmbito nacional, e com uma grande campanha publicitária, envolvendo administrações estaduais e municipais e órgãos públicos, além da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fecomércio, shopping centers e outras entidades", declarou Charbel.