Prefeitura aponta taxa de isolamento de 56% na cidade. Objetivo é retornar aos 70% verificados em março - Estefan Radovicz
Prefeitura aponta taxa de isolamento de 56% na cidade. Objetivo é retornar aos 70% verificados em marçoEstefan Radovicz
Por

Entra em vigor hoje o Projeto de Lei que recrudesce o isolamento social na cidade de Niterói. Até sexta-feira, quem estiver nas ruas, praias e praças públicas da cidade, sem justificativa plausível, poderá ser multado em R$ 180. Além disso, também a partir de hoje a prefeitura aperta o cerco ao trânsito de pessoas nos limites com as cidades vizinhas. Agora, as pessoas que comprovarem a necessidade de circulação em Niterói terão a temperatura testada antes de entrar na cidade.

"Caso os nossos agentes verifiquem que essas pessoas estão com temperatura acima do normal, elas serão encaminhadas a unidades de saúde para, imediatamente, fazer os exames necessários para evitar a propagação rápida da covid-19 em Niterói", diz o prefeito Rodrigo Neves.

Segundo a prefeitura de Niterói, as medidas são necessárias para enfrentar a disseminação do coronavírus nesta semana, o período considerado mais crítico para a propagação da doença na Região Metropolitana do Rio. 

Até sexta-feira, só podem circular na cidade pessoas obrigadas a transitar por força de trabalho, ida aos serviços essenciais e estabelecimentos autorizados a funcionar, como supermercados e farmácias. A medida, que seria um ensaio para um 'lockdown' (expressão em inglês para confinamento forçado), foi sugerida por um grupo de especialistas das áreas de infectologia, epidemiologia e estatística da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

"Estamos adotando as medidas com base na ciência, em estudos de especialistas, e partir da observação das experiências internacionais bem-sucedidas", diz o prefeito, acrescentando que o objetivo da determinação é fazer a cidade voltar ao patamar de 70% de isolamento social, verificado na última semana de março. Segundo o prefeito, a taxa atualmente está em 56%.

O prefeito destacou que continuam funcionando, sem restrições, as atividades essenciais que estão em funcionamento nas últimas semanas, como mercados e supermercados, farmácias, padarias, pet shops e postos de combustíveis.

Os valores das eventuais multas aplicadas serão revertidos para o Fundo Municipal de Saúde e usados para ampliar o atendimento aos pacientes de covid-19 em Niterói.

Obras estão suspensas no município
Publicidade
Também a partir de hoje e até a próxima sexta-feira, o prefeito de Niterói Rodrigo Neves determinou a suspensão das obras em andamento em todas as regiões da cidade. Outra medida anunciada será a ampliação, até o próximo sábado, em 40% da quantidade de leitos com respiradores na rede pública e privada do município. Essas medidas foram determinada após reunião de membros da prefeitura com representantes do Ministério Público do Rio.
Você pode gostar
Comentários