Florais de Bach e aromaterapia podem ajudar no reequilíbrio emocional

Durante a quarentena, Márcia Rissato divide sua experiência pelo Instagram @aromaseflorais

Por Irma Lasmar

Terapias complementares podem auxiliar no controle de estresse, compulsão alimentar, insegurança, depressão e pânico
Terapias complementares podem auxiliar no controle de estresse, compulsão alimentar, insegurança, depressão e pânico -
Niterói - Diante do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, cada pessoa reage psicologicamente de um modo diferente dos demais, segundo sua personalidade, rotina, experiência de vida e necessidades individuais. Prova disso são as inúmeras reações humanas que, inclusive, geram discórdias entre as partes. Para manter o equilíbrio emocional nesta fase e evitar crises existenciais que envolvam ansiedade, angústia, acessos de raiva ou tristeza profunda, psicólogos, religiosos e exotéricos dão suas receitas de rituais ou atitudes que podem fazer a diferença na rotina. Os terapeutas florais, por sua vez, indicam a aromaterapia (baseada nas propriedades das essências encontradas na natureza) e os florais de Bach (fórmulas líquidas extraídas de plantas para absorção oral em poucas gotas) como recursos auxiliares eficazes nessa busca. 
Segundo a terapeuta floral e aromaterapeuta Márcia Rissato, formada pelo Instituto Bach do Brasil e pela Nelson's World, na Inglaterra, os florais ajudam no controle emocional, como uma ferramenta importante para evitar estresse, compulsão alimentar, insegurança, depressão, pânico e tudo mais que for relacionado ao desequilíbrio das emoções. "Há um floral e um aroma para cada problema emocional, e atividades importantes a serem incorporadas e repetidas nesta fase, como o cuidado com a respiração. Aromas cítricos, como o limão e a laranja, trazem disposição e energia, pois estimulam o sistema límbico, que é responsável pelas emoções", exemplifica ela, que durante a quarentena dá sua contribuição ao bem-estar coletivo dividindo informações e prestando consultas gratuitas pelo direct do Instagram @aromaseflorais. Na própria internet, em páginas de busca por sites, é possível encontrar informações completas sobre as propriedades de florais e aromas para cada situação.
Para os medos conhecidos, como o de pegar o vírus, perder o emprego, não conseguir pagar as contas ou de pessoas próximas se contaminarem, a recomendação da especialista é a composição floral que une as substâncias Mimulus + Red Chestnut. Para estágios mais avançados, como o pânico, com sensação de impotência diante dos problemas, a indicação é o floral Rock Rose e o aroma de lavanda. Já para afastar o desânimo causado pelo confinamento e a incerteza diante do desconhecido, o floral identificado como Gentian traz a sensação de fé e persistência. "Independentemente e em concomitância aos recursos auxiliares, é fundamental mentalizar positivo e realizar coisas que tragam prazer. Escrever, ler um livro, assistir a filmes alegres, além de evitar o excesso de informações negativas, são formas de distrair a mente", comenta a terapeuta.

Comentários