Profissionais do Hospital Antônio Pedro promovem visitas virtuais a pacientes por meio de tablets - Divulgação
Profissionais do Hospital Antônio Pedro promovem visitas virtuais a pacientes por meio de tabletsDivulgação
Por O Dia

Profissionais do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), no Centro de Niterói, dão início, nesta semana, ao projeto 'Visita Virtual', com o objetivo de minimizar problemas decorrentes da incomunicabilidade de pacientes com covid-19 internados no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da unidade de saúde. Por meio de três tablets, doados ao setor de psicologia do hospital, as equipes médicas promoverão o contato dos pacientes com seus respectivos familiares e amigos. Impossibilitados de receberem visitas físicas, devido o alto grau de contágio da doença, os pacientes também ficam sem acesso a seus celulares, o que tem contribuído para agravar a sensação de solidão e isolamento durante a internação.

De acordo com a psiquiatra Thábata Luiz, do Huap, o uso de tablets para comunicação com parentes é uma atitude de prevenção de casos de estresse pós-traumático.

"A criação de um fluxo de comunicação voltado a esses pacientes e sua rede de apoio social, através de visitas virtuais, mostra-se como importante recurso para humanização do atendimento e redução do sofrimento. A média de permanência das internações de pacientes com coronavírus varia bastante, e envolve isolamento deles e seus familiares. Muitos ficam sem contato e em solidão, já que mantê-los com seus celulares nem sempre é uma opção viável. Por outro lado, os familiares também vivenciam a angústia pela não interação com seu ente querido", explica a psiquiatra.

IDOSOS SÃO OS MAIS AFETADOS

Para o chefe do CTI de covid-19 do Huap, Túlio Possati de Souza, a impossibilidade de visitas físicas de parentes e a incomunicabilidade com o meio externo ao hospital são mais prejudiciais para os pacientes idosos, que são mais propensos ao desenvolvimento de delírio e síndrome do confinamento.

"As visitas virtuais surgem como uma boa alternativa para rompermos o isolamento, especialmente para esse público mais vulnerável", destaca o médico.

O projeto 'Visita Virtual' se soma a outra iniciativa do setor de psicologia do Huap: o 'psiCOVIDa', que, desde abril, oferece atendimento psicológico gratuito a profissionais de saúde, pacientes e familiares de pessoas internadas no hospital. A escuta é oferecida de forma presencial ou online. Com apoio da psiquiatra Thábata Luiz, o atendimento é feito pelas psicólogas Ana Paula Brandão, Andréia Thurler, Julia Reis, Marcia de Martino, Rosangela Pontual e Tânia Ventura. "O objetivo principal é atender os profissionais de saúde que tenham sido acometidos por desgaste físico, psíquico ou emocional", diz a psicóloga Julia Reis.

Você pode gostar
Comentários