Secretário Axel Grael (à esq.) ao lado prefeito Rodrigo Neves durante live em que anunciaram novos benefícios: pescadores artesanais serão contemplados na semana que vem - Reprodução
Secretário Axel Grael (à esq.) ao lado prefeito Rodrigo Neves durante live em que anunciaram novos benefícios: pescadores artesanais serão contemplados na semana que vemReprodução
Por O Dia

Termina hoje o prazo para o cadastramento de motoristas de aplicativo no programa de auxílio emergencial temporário da Prefeitura de Niterói. O benefício, no valor de R$ 500, será pago pelo município por três meses consecutivos. As inscrições devem ser feitas no site da prefeitura (http://www.niteroi.rj.gov.br), onde, no canto superior à direita, há o banner 'Programa Motoristas OTC', por meio do qual os interessados devem solicitar o apoio financeiro.

Para ter o benefício aprovado, o motorista de aplicativo deve ter cumprido carga horária no serviço de transporte privado individual de passageiros por, no mínimo, 30 horas semanais nos seis meses anteriores à publicação da Lei 3.491, de 29 de abril, que instituiu o benefício.

De acordo com o Decreto 13.597, de 13 de maio, que regulamenta a Lei, não pode solicitar o benefício o motorista de aplicativo que seja servidor público na ativa ou aposentado, pensionista de servidor, sócio em atividades empresariais ativas, tenha outra atividade remunerada ou tenha sido beneficiado em outro programa municipal de apoio financeiro em virtude da pandemia.

Para saber se têm direito ao benefício, os interessados devem consultar a página motoristaotc.niteroi.rj.gov.br. Em vídeo publicado nas redes sociais do município, na noite de anteontem, o prefeito Rodrigo Neves destacou que, além garantir renda para que as famílias niteroienses movimentem a economia da cidade, os programas de apoio financeiro ajudam a manter o isolamento social da população. 

No vídeo, o prefeito reforçou a necessidade de manutenção das regras de prevenção para evitar a disseminação do coronavírus em Niterói.

"Volto a dizer que, ao sair às ruas em caso de necessidade, use a máscara e respeite quando tiver o pedido para aferir temperatura feito pela Guarda Municipal ou pelo estabelecimento que está autorizado a funcionar. São essas medidas que vão permitir a Niterói evoluir para o estágio amarelo, em que será possível reduzir as restrições e ampliar a possibilidade de atividades na cidade. Se não fizermos a nossa parte, podemos retroceder para o estágio vermelho", disse o prefeito Rodrigo Neves. 

Sistema de cores

De acordo com a prefeitura, que adotou sistema de cores para análise da situação de risco da covid-19 na cidade, Niterói se encontra, no momento, no estágio laranja, que significa atenção máxima. O próximo estágio de evolução positiva é o amarelo nível 2 e nível 1 (alerta). O sinal verde só deverá ser adotado quando estiver disponível uma vacina contra o coronavírus. 

Já os estágios roxo (situação extremamente grave da pandemia) e vermelho (situação muito grave, com restrições de circulação mais rígidas) já foram superados na cidade. 

Outras categorias

A prefeitura anunciou, esta semana, que concederá o auxílio financeiro temporário também para os quiosqueiros e produtores agroecológicos. O início do cadastramento será divulgado até amanhã. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, a próxima categoria profissional a ser contemplada é a dos pescadores artesanais. O anúncio será feito nas próximas semanas.

Alunos sem acesso à internet vão receber kit escolar
Livros, caderno, lápis de cor e jogos pedagógicos estão entre os itens
Livros, caderno, lápis de cor e jogos pedagógicos estão entre os itensDivulgação
Publicidade
Com aulas suspensas na rede pública até o dia 30 de junho, a Secretaria de Educação de Niterói preparou kits escolares para que os alunos sem acesso à internet possam manter atividades educacionais durante o período de isolamento social. A entrega será feita nas unidades de ensino, em datas que, segundo a prefeitura, serão divulgadas nos próximos dias. 
A iniciativa busca atender 30 mil alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os kits são formados por jogos pedagógicos, livros, lápis de cor, borracha, apontador e o caderno 'Os Caminhos de Aprendizagens'. Os materiais foram elaborados pelas coordenações pedagógicas das secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Publicidade
"Cada unidade escolar será responsável por fazer chegar aos seus alunos esses kits de apoio", disse a secretária de Educação, Flávia Monteiro. 
Os alunos com acesso à internet estão desenvolvendo atividades educacionais por meio do portal http://portal.educacao.niteroi.rj.gov.br/, que foi reformulado para permitir autonomia de estudo às crianças e jovens da rede durante a pandemia.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários