Com dicas práticas sobre como o contribuinte pode elaborar sua declaração, e-book foi formulado para atender a quem ainda tem dúvidas de preenchimento - Reprodução
Com dicas práticas sobre como o contribuinte pode elaborar sua declaração, e-book foi formulado para atender a quem ainda tem dúvidas de preenchimentoReprodução
Por Irma Lasmar
Mais de 30 milhões de contribuintes farão a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física em 2020, segundo estimativa do Ministério da Economia, que até o momento já recebeu 14 milhões. Para orientar estes últimos, o Senac lançou o Guia Imposto de Renda 2020, e-book gratuito que ficará disponível até o dia 30 de junho, prazo limite prorrogado pelo Governo Federal para envio do documento à Receita Federal, considerando a pandemia de covid-19. O conteúdo completo pode ser acessado pelo link rj.senac.br/noticias/mercado-de-trabalho/guia-para-declaracao-do-imposto-de-renda-pessoa-fisica-2020/.
“O preenchimento da declaração de Imposto de Renda pode gerar muitas dúvidas. A ideia da criação do e-book foi entregar um material simples, porém de qualidade e com uma linguagem acessível para pessoas que optam por fazer sua própria declaração”, explica Marilene Nascimento, contadora e especialista do Senac RJ em Desenvolvimento de Produtos Educacionais e Soluções Corporativas.
Publicidade
Com dicas práticas sobre como o contribuinte pode elaborar sua declaração com segurança, o e-book foi formulado para atender a quem ainda tem dúvidas de preenchimento, como: informações básicas de prazo e multa, processo de envio do documento, tipos de declaração, quais os rendimentos que são tributáveis, como declarar dependentes, bens e despesas dedutíveis, etc.
Passada a pandemia, quem quiser aprofundar o conhecimento para realizar futuras declarações poderá realizar o workshop para Imposto e Renda para Pessoa Física em diversas unidades do Senac no estado do Rio, como Niterói. Nas aulas, distribuídas em oito horas de duração, o aluno aprende a utilizar o Programa Gerador da Declaração, fornecido pela Receita Federal, usando como exemplo declarações fictícias, adaptadas a situações reais para contextualização do aprendizado. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.rj.senac.br.