Avaliação é feita por meio do preenchimento de dados no site  www.coronavirus.niteroi.rj.gov.br ou pelo app 'Niterói - Serviços ao Cidadão'
 - Gilvan de Souza
Avaliação é feita por meio do preenchimento de dados no site www.coronavirus.niteroi.rj.gov.br ou pelo app 'Niterói - Serviços ao Cidadão' Gilvan de Souza
Por O Dia

Entrou no ar, ontem, um serviço de telemonitoramento de pessoas com sintomas sugestivos de infecção pelo novo coronavírus. Lançado pela prefeitura de Niterói, o sistema permite que, por meio do site www.coronavirus.niteroi.rj.gov.br ou do aplicativo para celular 'Niterói - Serviços ao Cidadão', disponível gratuitamente nas lojas Apple e Google, os cidadãos possam fazer uma autoavaliação do estado de saúde e receber orientações personalizadas.

O serviço é voltado para moradores de Niterói que não sejam acompanhados por equipes do Programa Médico da Família, que já fazem esse tipo de monitoramento do público que atendem. De acordo com o resultado da autoavaliação, a partir do preenchimento de informações no site ou no aplicativo, o niteroiense poderá cadastrar um telefone ou e-mail par ser contactado por profissionais de enfermagem.

Segundo a prefeitura, uma equipe irá checar os sintomas de cada pessoa cadastrada no sistema num prazo de até 48 horas. Dependendo da avaliação, o paciente poderá ser encaminhado a uma das unidades de saúde de referência para covid-19 na cidade ou, se houver necessidade, os enfermeiros poderão acionar o Samu para o socorro. 

Com a plataforma e o aplicativo, o objetivo da prefeitura é fazer com que pacientes com sinais de agravamento da doença cheguem o mais rápido possível aos hospitais de referência. 

"O telemonitoramento se junta à testagem rápida da população, aos centros de referência de quarentena para aqueles que não podem cumprir de forma segura o isolamento social e ao reforço na retaguarda de leitos na cidade, entre outras ações. Elas estão permitindo a transição gradual para um novo normal, com a liberação de atividades físicas individuais em horários restritos e a abertura de algumas atividades, cumprindo todas as regras de higiene e distanciamento social", destaca o prefeito Rodrigo Neves.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, o novo serviço também oferece orientações sobre proteção contra o contágio e dicas para cumprir o isolamento domiciliar de forma eficaz.  

"O monitoramento a distância possibilita à equipe da Fundação Municipal de Saúde aprofundar e qualificar o acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados da doença na cidade, além de abrir mais um canal de atendimento para população", acrescenta o secretário.

Você pode gostar
Comentários