Nathan Fer, violinista vai do rock ao pop em apresentação na internet - Divulgação
Nathan Fer, violinista vai do rock ao pop em apresentação na internetDivulgação
Por Bernardo Costa

Identificado principalmente com a música de concerto, o violino pode prestar grandes serviços também na cultura popular. Quem garante é o músico Nathan Fer, que, nascido em criado na comunidade da Grota, em Niterói, apresenta o show virtual 'Violino: do pop ao rock', neste domingo, pelas redes sociais do Arte na Rede. O vídeo vai ar ao meio-dia, no Facebook, Instagram e Youtube do projeto (@culturaniteroi). 

"O violino é sempre visto como um instrumento delicado, para emocionar. Mas tento mostrar que ele pode ser mais viril, mais potente, estando a serviço, inclusive, do rock", diz Nathan, de 27 anos. 

Nessa linha de raciocínio, o artista vai apresentar arranjos inusitados para sucessos nacionais e internacionais de artistas contemporâneos. Um dos exemplos é o número que une as músicas 'Livin' on a prayer', de Bon Jovi, e 'Menina solta', de Giulia Be. Com a base das gravações originais ao fundo, ele tocará as melodias ao violino.  

"Vou passar de uma música para outra, unindo os trechos mais conhecidos de cada uma. O público sempre se surpreende", conta. 

O artista teve a iniciação musical na flauta doce, aos 8 anos, quando ingressou no Espaço Cultural da Grota. Ali, passou para o violino, e teve uma formação musical que aliou o clássico ao popular. 

"Quando saí do projeto, onde também dei aula, levei o violino para bandas de sertanejo, de rap e, antes da pandemia, estava no conjunto Bloody Mary, de rock", diz Nathan, que dá aulas de música. 

Negócios em casa

As múltiplas possibilidades do instrumento é o que tenta mostrar aos alunos. Com a crise da covid-19, ele conta que teve a quantidade de aulas reduzidas à metade, pois algumas aconteciam de forma presencial, em cursos livres de música de Niterói. No momento, ensina violino a cinco jovens, pela internet.

Se a quantidade de alunos diminuiu, os contratos da empresa 'To marry U', que abriu com a noiva há cerca de um ano, aumentaram. A empresa gerencia músicos para apresentações em casamentos, também com foco numa pegada mais pop:

"Só durante a pandemia fechamos 10 casamentos. De acordo com os pedidos dos clientes, nós montamos a banda, o repertório, produzimos os arranjos e ensaiamos os músicos para o dia da festa. Esse lado está caminhando muito bem, pois estou percebendo que as pessoas estão aproveitando a quarentena para pesquisar e contratar os serviços que precisam para os matrimônios". 

Mais atrações nas redes
Felipe Ferreira: conversa musical
Felipe Ferreira: conversa musicalFlavio Saturnino Braga/Divulgação
Publicidade
Amanhã também é dia de atrações culturais do Arte na Rede (@culturaniteroi). Confira:
OFICINA - A designer visual e ilustradora Ludmila Kraichete promove, às 15h, oficina de lettering, em que vai ensinar técnicas variadas de hand lettering e caligrafia moderna, utilizando canetas e pincéis, entre outros materiais. 
Publicidade
BATE-PAPO - O músico Felipe Ferreira aborda a importância de os artistas se tornarem multimídia nos dias de hoje e a educação musical no Brasil, e toca composições próprias, às 17h.  
Você pode gostar
Comentários