Prefeitura de Niterói recebe os 50 mil testes que serão aplicados na cidade - fotos Divulgação/Luciana Carneiro
Prefeitura de Niterói recebe os 50 mil testes que serão aplicados na cidadefotos Divulgação/Luciana Carneiro
Por O Dia

A partir de amanhã, Niterói vai ampliar a oferta de testagem rápida para covid-19 em dois pontos da cidade, no modelo de drive thru. O sistema, no qual não é necessário sair do carro para realizar o exame, vai funcionar todos os dias, das 8h às 17h, em dois locais: Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, na orla do bairro de São Francisco, Zona Sul, e na Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues, saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá, na Região Oceânica. A novidade foi anunciada nas redes sociais da Prefeitura por Rodrigo Neves.

Esta ação é resultado de uma parceria da Prefeitura com o Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino, e poderá ocorrer por meio do aplicativo Dados do Bem (www.dadosdobem.com.br), desenvolvido pelo Instituto com a Zoox Smart Data. O uso desta tecnologia foi cedida à Prefeitura de Niterói através de um convênio sem custos aos cofres públicos.

A população será orientada pelo aplicativo caso seja necessário se dirigir aos locais para fazer o teste rápido. Após responder a um questionário de autoatendimento na plataforma digital, o usuário receberá uma mensagem que informa se ele tem indicação para realizar a testagem naquele momento. Se confirmada, é enviado um convite para agendamento, com data e hora marcados. Casos identificados como graves, serão orientados a buscar um atendimento imediato em unidade de emergência.

O local de testagem só poderá ser acessado por meio de carro. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) e a carteira de identidade. O resultado é enviado ao usuário pelo aplicativo. De acordo com o prefeito, o objetivo principal é avaliar a evolução da covid-19 na população. Além disso, a utilização de ferramentas de tecnologia para geolocalização e vigilância fornecerá informações sobre a distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a epidemia, favorecendo a tomada de decisão.

"Esse programa de cooperação, que não tem custos para a Prefeitura, vai nos ajudar muito no monitoramento dos casos em Niterói, junto com atuação do Programa Médico de Família e das unidades básicas de Saúde, que fazem o trabalho de vigilância epidemiológica em todas as regiões da cidade. Com esse serviço, a pessoa poderá agendar o teste e receber o resultado no seu celular, através do aplicativo", explicou Rodrigo Neves.

Tomógrafo exclusivo para casos suspeitos
Publicidade
O Hospital Municipal Oceânico de Niterói, primeira unidade hospitalar do Rio de Janeiro exclusiva para internação de pessoas com covid-19, agora conta com um moderno tomógrafo para atendimento aos pacientes do local. O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, afirma que a aquisição do aparelho é mais uma medida da prefeitura no combate ao coronavírus.
"Estamos realizando mais uma medida fundamental neste momento. A implantação do tomógrafo se soma ao conjunto de ações assistenciais de excelência que já oferecemos à população", reforça Oliveira.
Publicidade
Gisela Motta, diretora do Oceânico, explica a importância de ter o exame na unidade: "A tomografia se mostrou um exame fundamental para acompanhamento dos pacientes com covid, melhor que o raio X. Esse é mais um diferencial na assistência aos nossos pacientes", conta a diretora.
O hospital Oceânico não possui atendimento de emergência, os pacientes são transferidos das unidades de urgência referência para covid-19, o Hospital Municipal Carlos Tortelly, a Unidade de Urgência Mário Monteiro e os Serviços de Pronto Atendimento das Policlínicas do Largo da Batalha e da Engenhoca.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários