Moradora de Niterói passa por teste de coronavírus sem sair do carro. A ação teve início ontem na cidade - Divulgação/Douglas Macedo
Moradora de Niterói passa por teste de coronavírus sem sair do carro. A ação teve início ontem na cidadeDivulgação/Douglas Macedo
Por O Dia

A Prefeitura de Niterói iniciou, ontem, mais uma ação no combate à pandemia do novo coronavírus, promovendo a realização de testes rápidos para covid-19 em dois pontos da cidade, no Cafubá e em São Francisco. Foram testadas, no modelo drive-thru, em que não é necessário sair do carro, 127 pessoas no total.

Segundo a prefeitura, 82 pessoas foram testadas no Cafubá, com quatro resultados positivos, e 45 em São Francisco, com três positivos. Para fazer o exame, a pessoa precisava baixar o aplicativo 'Dados do Bem', que está disponível para qualquer sistema operacional de celular, e fazer a autoavaliação. Quem apresentar sintomas da doença e estiver dentro do protocolo de testagem, recebe um convite para realizar o exame, com data e hora marcados, em um dos pontos do drive-thru. Casos identificados como graves são orientados a buscar um atendimento imediato em unidade de emergência.

De acordo com a prefeitura, a pessoa só consegue fazer o teste se tiver no carro, sendo necessária a apresentação do voucher (QR code), gerado pelo aplicativo 'Dados do Bem', e a carteira de identidade. O resultado é enviado ao cidadão através do app.

O programa não gerou custos aos cofres públicos da cidade, segundo o prefeito Rodrigo Neves, pois foi feito em parceria com uma rede de saúde particular.

"O aplicativo 'Dados do Bem' é uma parceria com Instituto D'Or, sem custos para a prefeitura. Essa testagem se integra ao plano de combate à covid-19."

O drive-thru vai funcionar todos os dias, nos mesmos locais que foram feitos ontem, no Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, localizado na orla do bairro de São Francisco, e na Avenida Doutor Raul de Oliveira Rodrigues, na saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá. O horário é das 8h às 17h.

Você pode gostar
Comentários