Cinquenta mil testes rápidos, aprovados pela Anvisa, foram comprados pela Prefeitura com recursos próprios - Divulgação / Luciana Carneiro
Cinquenta mil testes rápidos, aprovados pela Anvisa, foram comprados pela Prefeitura com recursos própriosDivulgação / Luciana Carneiro
Por Irma Lasmar
Niterói - Começa a funcionar na terça-feira (09) mais um posto em sistema drive-thru de teste rápido para a covid-19 na cidade. A nova unidade vai funcionar no Caminho Niemeyer, no Centro - atrás do Terminal Rodoviário João Goulart. Desde quarta-feira (03), dois postos já estão em funcionamento na cidade: um em São Francisco e outro no Cafubá. De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde, 545 pessoas realizaram o exame por meio deste sistema, e 18 testaram positivo para o coronavírus e foram encaminhadas para unidades de saúde.
“A testagem realizada neste modelo, onde as pessoas não precisam nem sair do carro para fazer o exame, integra-se ao trabalho que está sendo feito nas unidades básicas de saúde e junto aos profissionais do programa Médico de Família, com a vigilância epidemiológica nas principais comunidades. Esta ação, junto à distribuição de kits de higiene e de máscaras, de sanitização e, também, o pagamento do auxílio no programa Renda Básica Temporária, contribuiu para que a gente não registrasse uma explosão de casos nas comunidades, como foi visto em outras cidades”, enfatizou o prefeito Rodrigo Neves.
Publicidade
Para realizar a testagem nos postos drive-thru, é necessário ser morador de Niterói, acessar o aplicativo Dados do Bem e fazer o autoatendimento. O aplicativo é uma parceria da Prefeitura com o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, sem custo para o governo municipal. Já os 50 mil testes rápidos, aprovados pela Anvisa, foram comprados pela Prefeitura com recursos próprios. Quem apresentar sintomas da doença e estiver dentro do protocolo de testagem receberá um aviso para realizar o exame, com data e hora marcados, em um dos pontos. Casos identificados como graves serão orientados a buscar um atendimento imediato em uma unidade de emergência. No drive-thru, um profissional checa os dados e encaminha os veículos para a tenda. O paciente, dentro do carro ou sobre a moto, higieniza as mãos com álcool em gel e tem o dedo furado por um profissional de saúde. Para o exame, basta pingar uma gota de sangue no kit, adicionar o reagente e aguardar 10 minutos. O resultado é enviado pelo aplicativo.
O local do teste só poderá ser acessado por meio de carro ou moto. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) gerado pelo aplicativo Dados do Bem e a carteira de identidade. Não haverá atendimento médico no local, nem realização do teste por demanda espontânea. O drive-thru vai funciona todos os dias, das 8h às 17h, no Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, localizado na orla de São Francisco, e na Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues, na saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá. 
Publicidade
 
Publicidade