Por O Dia

A cidade de Niterói recebe, a partir de hoje, mais um posto para testagem rápida para a covid-19. A unidade funciona no Caminho Niemeyer, que fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, no Centro. Com a nova base, o município passa a ter três pontos para diagnóstico da população no modelo drive-thru, em que não é necessário sair do carro para passar pela avaliação. Desde última quarta-feira, estão em operação as bases no Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, na orla de São Francisco, e na saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá, na Região Oceânica. Segundo a Fundação Municipal de Saúde, 545 pessoas realizaram o exame na última semana. Dessas, 18 testaram positivo para a covid-19 e foram encaminhadas para unidades de saúde.

"A testagem realizada no modelo drive-thru se integra ao trabalho que está sendo feito nas unidades básicas de saúde e junto aos profissionais do programa Médico de Família, com a vigilância epidemiológica nas principais comunidades de Niterói. Esta ação, junto à distribuição de kits de higiene e de máscaras, de sanitização e, também, o pagamento do auxílio no programa Renda Básica Temporária, contribuiu para que a gente não registrasse uma explosão de casos nas comunidades, como foi visto em outras cidades", diz o prefeito Rodrigo Neves. 

Para realizar a testagem nos postos drive-thru, é necessário baixar o aplicativo 'Dados do Bem' e fazer autoavaliação e agendamento de local e hora para a realização do procedimento. Nos locais dos testes, que só poderão ser acessados por meio de carro ou moto, é preciso levar o celular com o vaucher (QR Code) gerado pelo aplicativo e carteira de identidade. O serviço só está disponível para moradores da cidade.

Nos postos de testagem drive-thru, um profissional checa os dados e encaminha os veículos para a tenda. O paciente, dentro do carro, higieniza as mãos com álcool gel e tem o dedo furado por um profissional de saúde. Para o exame, basta pingar uma gota de sangue no kit, adicionar o reagente e aguardar 10 minutos. O resultado é enviado pelo aplicativo.

Segundo a prefeitura, não haverá atendimento médico nos locais de testagem, nem realização de teste por demanda espontânea, sem agendamento pelo app. Os postos funcionam diariamente, das 8h às 17h. Ao todo, 50 mil testes rápidos foram adquiridos pela prefeitura com recursos próprios. 

Medição de temperatura

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, informou que o foco da medicação de temperatura esta semana será nos passageiros de transporte coletivo e também no acesso à estação das barcas. A medida, segundo ele, tem o objetivo de abordar pessoas que estão retomando as atividades profissionais após a publicação de normas que abrandam o isolamento social na cidade e no estado do Rio. 

 

Você pode gostar
Comentários