Niterói mantém queda de índices de criminalidade em maio

Ações como o monitoramento com câmeras inteligentes e o programa Niterói Presente contribuíram para o resultado positivo

Por O Dia

Niterói Presente mantém 488 agentes de segurança patrulhando diariamente oito bairros da cidade
Niterói Presente mantém 488 agentes de segurança patrulhando diariamente oito bairros da cidade -

Números do Observatório de Segurança Pública de Niterói mostram que a cidade registrou queda nos índices de criminalidade no mês de maio em comparação com o mesmo período do ano passado. Os números apontam redução de 72,46% nos casos de roubo de veículos e de 81,50% nos roubos de rua. Os roubos de carga diminuíram em 90,91%. O indicador letalidade violenta, composto por homicídios, mortes por intervenção de agente do estado, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, também registrou recuo de 52% quando comparado a maio de 2019.

De uma forma geral, a maioria dos bairros apresentou redução no roubo de veículos. Na área da 76ª DP (Centro), o índice registrado de queda foi de 60%, na 77ª DP (Icaraí), de 80%, na 78ª DP (Fonseca), de 60%, na 79ª DP (Charitas, São Francisco e Jurujuba), de 94,59%, e na 81ª DP (Região Oceânica), de 68,75%.

Com relação a roubo de rua, os índices também tiveram queda quando comparados ao mesmo período de 2019. A maior redução, de 90%, aconteceu na área da 76ª DP (Centro). Na área da 79ª DP, a queda foi de 88,89%. Em Icaraí e adjacências, área de 77ª DP, a redução foi de 81,40 % e, na 81ª DP, a diminuição foi de 76,67%. Já no Fonseca, área da 78ª DP, a queda foi de 74,64%. 

O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança da Prefeitura de Niterói, Gilson Chagas, explica que a redução vem se mantendo em todas as regiões porque Niterói foi o único município da Região Metropolitana que implementou ações preventivas e continua dando ferramentas para que as forças de segurança estaduais possam atuar.

"Niterói criou programas e acompanha de perto a situação da criminalidade na cidade. Não deixamos somente nas mãos do estado. Por isso estamos conseguindo índices tão expressivos todos os meses", explica Gilson Chagas.

CÂMERAS INTELIGENTES

Uma das medidas implementadas por Niterói foi o sistema de cercamento eletrônico, que usa inteligência artificial e 70 câmeras para identificar carros roubados ou furtados nas entradas, saídas e principais vias da cidade em questão de segundos. Os equipamentos também emitem um alerta para que o veículo seja interceptado pela polícia. Além disso, as entradas e saídas da cidade contam com 10 portais de segurança, além de quase 600 câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que monitoram o município 24 horas.

Com o cercamento eletrônico, cada vez que um veículo em situação irregular é identificado pelas câmeras inteligentes, um alerta soa no Cisp. Guardas municipais trabalham no monitoramento e, a partir daí, a força policial mais próxima é acionada para que seja feito o cerco e interceptação do veículo. Após a identificação, o veículo também passa a ser rastreado pelas outras câmeras do Cisp para facilitar a abordagem.

NITERÓI PRESENTE

Outra ação que, na avaliação do governo municipal, também tem contribuído para a diminuição dos índices de violência é o programa Niterói Presente, um convênio entre a Prefeitura de Niterói e o Governo do Estado. Os agentes hoje atuam nos bairros do Barreto, Icaraí, Santa Rosa, Centro, Fonseca, Charitas, São Francisco e Jurujuba, com uma média de 488 agentes nas ruas diariamente.

Comentários