Local é tombado pelo Depac desde 1990 e seu coreto, pelo Inepac desde 1985 - Arquivo
Local é tombado pelo Depac desde 1990 e seu coreto, pelo Inepac desde 1985Arquivo
Por O Dia
Niterói - A Prefeitura iniciou, nesta segunda-feira (15), o projeto do novo paisagismo do Parque Prefeito Ferraz, conhecido popularmente como Campo de São Bento, em Icaraí. O espaço também receberá melhorias, de acordo com o resultado da consulta pública realizada em 2018 - com quase 2500 votos - que contou com a participação popular para escolher quais pontos deveriam ser priorizados. Segundo essa pesquisa, os pedidos da população foram por mais um conjunto de banheiros, piso emborrachado nos brinquedos, nova iluminação (em LED amarelo, já colocada em 2018) e bebedouros. O local é tombado pelo Departamento do Patrimônio Cultural (Depac) da Prefeitura desde 1990 e seu estiloso coreto também o é pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) desde 1985. 
Já o novo projeto paisagístico do Campo de São Bento contemplará o conjunto vegetal formado por árvores, arbustos e plantas forrageiras nos canteiros ajardinados de todo o parque. A proposta de readequação dos jardins visa à melhoria da paisagem atual do parque com tratamento do solo dos canteiros e plantio de novas espécies ou manejo de outras que se adaptaram ao parque. De acordo com a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, o objetivo do projeto é dar nova vida ao local, com paisagismo semelhante ao original de sua construção, há 112 anos.
Publicidade
“A revitalização será iniciada pela alameda central (canteiros do meio), seguida dos canteiros que ficam visíveis para as ruas (borda externa). A primeira parte consiste em um sistema de retirada das plantas, preparo do canteiro e replantio ou plantio de novas espécies. É importante ressaltar que nenhuma árvore será retirada. A equipe vem trabalhando na retirada das leucenas, que são espécies invasoras e a retirada de mudas de plantas para serem levadas para o Horto de Itaipu, além da poda de harmonização. Todo o paisagismo foi baseado em sua flora original, sendo aprovado pelo Departamento do Patrimônio Cultural (Depac) e pelo Conselho de Cultura, tendo em vista que o Campo de São Bento é tombado como patrimônio histórico”, ressaltou a secretária. 
Outro ponto será a colocação de três mil metros do novo protetor de canteiros que seguirá o mesmo desenho que faz parte da memória afetiva do campo. “Serão considerados, também no projeto paisagístico, o mobiliário urbano, equipamentos públicos, acessos, lagos e espaços recreativos. Vamos organizar a forração dos canteiros com 15 tipos de gramas ou plantas e oito espécies de arbustos, além de 21 novas árvores”, contou Monassa.
Publicidade