Imagens do filme 'Rainha', que será exibido na próxima terça-feira, na mostra virtual 'CineMAC' - fotos: Julia Zakia/Divulgação
Imagens do filme 'Rainha', que será exibido na próxima terça-feira, na mostra virtual 'CineMAC'fotos: Julia Zakia/Divulgação
Por O Dia

A atração de amanhã do 'CineMAC' é a estreia do curta-metragem 'Rainha', da cineasta carioca Sabrina Fidalgo. O filme será exibido às 19h, nas redes sociais do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Instagram e no Facebook (@macniteroi), onde o filme ficará disponível até o próximo domingo. A mostra virtual 'CineMAC', que teve início na última semana, exibe um filme nacional na internet todas as terças-feiras.

Com direção e roteiro de Sabrina Fidalgo, 'Rainha' conta a história de Rita, que finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha da bateira da escola de samba de sua comunidade. Porém, ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas… O filme tem duração de 25 minutos e foi realizado em 2016.

A proposta da mostra é levar a arte cinematográfica às pessoas mesmo com o museu temporariamente fechado, devido às medidas de restrição de circulação para conter a covid-19. O 'CineMAC' exibe produções nacionais dos últimos 10 anos, que sejam caracterizadas por grande diversidade cultural e temática, levando em consideração o objetivo de valorizar realizadores brasileiros.

A programação é divulgada todas as semanas nas redes sociais do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (@macniteroi).

Outros seis filmes compõem a seleção do projeto: 'Yãmiyhex - as mulheres-espírito' (2019), de Sueli e Isael Maxakali, 'Editor por editor' (2019), de Juliana Kase, 'Nada é' (2014), de Yuri Firmeza, 'Um filme para Ehuana' (2018), de Louise Botkay, 'A festa e os cães' (2015), de Leonardo Mouramateus, e 'A deusa branca' (2014), de Alfeu França.

Próximas exibições
Publicidade
30/06, 19h 
'Yãmiyhex — as mulheres-espírito': Após alguns meses na Aldeia Verde, em Ladainha (MG), as yãmiyhex (mulheres-espírito) se preparam para partir. Os cineastas Sueli e Isael Maxakali registram os preparativos e a grande festa para a despedida. Durante os dias de celebração, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia. As yãmiyhex vão embora, mas sempre voltam com saudades dos familiares. Documentário, 76min, 2019.
Publicidade
07/07, 19h
'Editor por editor': Projeto de criação e desenvolvimento que contempla uma ação de documentação com base em parte do acervo do artista Massao Ohno (30 caixas de documentos pessoais e materiais de trabalho, entre bonecos de livros, textos, reproduções, ilustrações etc.). Documentário, 75min, 2019.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários