Melhorias trazem uma nova perspectiva para moradores, turistas e pescadores da região, que é um dos locais mais visitados de Niterói - Divulgação / Berg Silva
Melhorias trazem uma nova perspectiva para moradores, turistas e pescadores da região, que é um dos locais mais visitados de NiteróiDivulgação / Berg Silva
Por O Dia
Niterói - A segunda etapa das obras de requalificação urbana do Canto Sul da Praia de Itaipu será entregue na próxima quinta-feira (25). Após sete meses de trabalho, esse trecho da orla recebeu uma grande restauração paisagística, com a organização dos estacionamentos que existiam no local, e ganhou praça de eventos, rampa de acessibilidade ao banho de mar para pessoas com dificuldades de locomoção - principalmente cadeirantes - e deck de madeira, além da construção de pequenas edificações de apoio para a atividade pesqueira.
Com a conclusão desta segunda etapa do projeto, serão entregues também pequenas edificações de apoio para a atividade pesqueira, a qual conta com a participação da Coordenação da Economia Solidária. Os novos espaços têm salas de reunião e de administração, além de um depósito de pescado.
Publicidade
O prefeito Rodrigo Neves enfatiza que todas estas melhorias trazem uma nova perspectiva para moradores, turistas e pescadores da região, que é um dos locais mais visitados de Niterói. E ressalta que a requalificação urbana e as edificações contribuirão para fomentar e desenvolver a economia local. “Esta obra mudou a chegada à praia de Itaipu, com um melhor ordenamento do espaço público, evidenciando ainda mais o patrimônio local, aumentando as potencialidades turísticas e valorizando a cultura pesqueira tradicional nesta região, além de ser um projeto que priorizou a questão da acessibilidade, com inclusão social. Todo o processo de intervenção teve a participação dos moradores, comerciantes, pescadores e agentes do patrimônio histórico cultural, tendo em vista que o trecho é tombado”, ressalta ele. 
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Modernização da Gestão (Seplag), por meio do programa PRO-Sustentável, e contou com investimentos da Cooperação Andina de Fomento (CAF) no valor de R$ 1,9 milhão, com atuações específicas do arquiteto Renato Esteban, idealizador do projeto, e dos engenheiros Jorge Atkins e José Carlos, especialistas em hidrologia e em obras, respectivamente. O Canto de Itaipu, também conhecido como Vila dos Pescadores, é um dos locais de referência em Niterói, sendo um núcleo de atividades voltadas para a pesca, acervo histórico com o museu arqueológico e atividades de esporte e turismo.
Publicidade
“Todo o diferencial desta obra parte do princípio de que os verdadeiros idealizadores são os beneficiários diretos, ou seja, quem vive no local e frequentadores da praia de Itaipu, para melhor referenciar os resultados e abranger as melhores técnicas para a execução das obras”, explica Renato Esteban.