Huap: projeto para doação de enxoval continua mesmo na pandemia  - Divulgação
Huap: projeto para doação de enxoval continua mesmo na pandemia Divulgação
Por O Dia

Mesmo com a pandemia da covid-19, o projeto 'Enxoval de Bebê' continua ativo no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF), no Centro de Niterói. O trabalho de assistência social é realizado na maternidade do hospital pela Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro (ACHUAP), cujas voluntárias levam pessoalmente os kits com os itens doados às mães que dão à luz na unidade de saúde. 

Atualmente, cerca de 20 kits de enxoval estão sendo entregues por mês no Huap, que dispõe de nove leitos ativos na maternidade e 10 na neonatologia. A associação recebe os itens do enxoval (veja lista no quadro ao lado) de doadores que atuam no hospital e de pessoas em geral, sem vínculo com a unidade. No entanto, segundo a coordenação do projeto, muitas vezes as doações não suprem as necessidades e a associação usa recursos próprios para complementar os kits. 

Embora haja um critério de prioridade baseado no prontuário de cada paciente, em conformidade com sua condição social, todas as mães são assistidas. Fátima D'Almeida, funcionária aposentada da UFF e uma das responsáveis pelo projeto como voluntária, conta que o trabalho é feito com o carinho e a atenção que são fundamentais para as mulheres nesta etapa da vida. 

"Assim como os bebês, as mães necessitam de cuidados especiais. Por sua própria condição, elas apresentam uma vulnerabilidade emocional que as tornam ainda mais carentes. Neste momento, é muito importante que se sintam acolhidas afetivamente, sobretudo as internadas em Unidades de Terapia Intensiva. Quando cheguei à ACHUAP, essa ação humanitária já era realizada. Com o tempo, fui me envolvendo ainda mais. Muito me tocou a sensibilidade como cada detalhe é cuidadosamente tratado pela presidente da associação, Rita Rivello, e seus colaboradores", explica Fátima. 

O projeto existe desde a fundação da ACHUAP, em 1951. Ao longo do tempo, a ação se aprimorou e, há cinco anos, foi reformulada para os moldes como é realizada hoje. As campanhas têm se intensificado e as doações, aumentado, mesmo com as medidas de restrição de circulação de pessoas impostas pela pandemia do novo coronavírus. 

COMO AJUDAR

De acordo com a coordenação da ACHUAP, os interessados em contribuir para a confecção dos kits de enxoval devem doar os produtos na sala 401, no 4º andar do prédio anexo do Hospital Universitário Antônio Pedro, que fica na Rua Marquês de Paraná, 303, no Centro de Niterói. Ou ligar para o telefone 2621-0526.

As gestantes chegam ao Hospital Universitário Antônio Pedro ao serem encaminhadas ao Núcleo Interno de Regulação (NIR) da unidade pelo serviço de saúde do bairro em que tiveram seu primeiro atendimento médico.

Os itens do 'Enxoval do bebê'
Publicidade
1 jogo de lençol
1 toalha de banho
Publicidade
2 toalhas fralda
1 travesseiro
Publicidade
1 manta
1 cobertor
Publicidade
3 cueiros
3 fraldas de pano
Publicidade
1 pacote de fralda descartável
1 sabonete para bebê
Publicidade
5 conjuntos de roupas
(pagão completo, body
e calça culote)
Publicidade
2 macacões
4 pares de luvas
Publicidade
4 pares de meias
4 pares de sapatinhos infantis de lã
Publicidade
Você pode gostar
Comentários