NIteroi - RJ  - 22/06/2020 - COVID 19 - Coronavirus no Rio - Movimento nas Praias e comercios de Niteroi ,na foto praia de Icarai - Foto Gilvan de Souza / Agencia O Dia - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
NIteroi - RJ - 22/06/2020 - COVID 19 - Coronavirus no Rio - Movimento nas Praias e comercios de Niteroi ,na foto praia de Icarai - Foto Gilvan de Souza / Agencia O DiaGilvan de Souza / Agencia O Dia
Por Venê Casagrande
Rio - O primeiro dia do estágio Amarelo 2 no Plano Gradual de Transição para o novo normal da Prefeitura de Niterói, na cidade, foi movimentado para os niteroienses. Com a abertura de clubes para a prática de atividades físicas individuais e a liberação de templos religiosos com atividade presencial com apenas 25% de ocupação dos assentos com a regra do distanciamento social e o aumento no horário de prática de atividade física no calçadão das praias.

A Prefeitura explicou, através de um comunicado nas redes sociais, que a mudança de estágio se deu por conta da baixa ocupação dos leitos na cidade, que chegou a 35%, a menor desde o início da pandemia da Covid-19.

A reportagem do jornal O Dia acompanhou como foi o dia de ontem na cidade para ver como os moradores reagiram à nova etapa. Durante a manhã, na Praia de Icaraí, o professor de muay thai Mauro Silva, conhecido como Mauro Pedra, que ficou sem poder trabalhar durante toda a pandemia, ministrava um curso para três alunos e quatro alunas.

"Se hoje estamos conseguindo voltar a trabalhar é porque cumprimos todas as ordens no passado, diferentemente do que cidades vizinhas, como São Gonçalo e Rio de Janeiro, fizeram. Nesses lugares, ninguém está respeitando a quarentena."

Em outra parte da Praia de Icaraí, o professor de vôlei William Beisel, que dá aula do esporte no local hámais de 15 anos, comemorou o retorno ao "escritório de trabalho" depois de meses de angústia em casa.

"Entendemos o momento e respeitamos. Agora, com esse passo dado pela Prefeitura, nós podemos retornar, mas respeitando todas as regras de prevenções. Já avisei a eles (alunos presentes no momento): é sem encostar e máscara é fundamental, mesmo que incomode", conta.

O principal parque da região, o Campo de São Bento, também voltou a funcionar. A reportagem passou pelo local e, durante alguns minutos, foi possível ver muitas pessoas passando pelo local e aproveitando para tirar fotos do chafariz. A dona de casa Carmem Faitanin, de 58 anos, moradora da região, comemorou o retorno do local.

"Eu passo por aqui para sentir um pouco do cheiro da natureza. Estava com saudades dele (Campo de São Bento). Eu utilizava outro caminho, mas esse aqui ajuda a renovar as energias e mato a saudade do cheiro de terra molhada".

No estágio Amarelo 2, os pequenos e médios comércios varejistas de rua puderam abrir, com 50% da capacidade do estabelecimento e com horário de funcionamento de 12h às 20h. A loja de nutrição alimentar, Brasil Suplementos, portanto pôde abrir as portas ao público.

O dono do estabelecimento, Cláudio Assis, de 39 anos, disse que estava no limite para não "quebrar" e contou que espera que com o retorno das atividades físicas, a loja volte a dar lucros, com as pessoas querendo voltar à forma física ideal depois de mais de 100 dias de quarentena.

"Agora é torcer para as pessoas voltarem a comprar aqui (risos). Eu estava no limite da situação financeira. Ainda bem que o prefeito decretou esse avanço no estágio para o Amarelo 2".