Nova modalidade não substitui a testagem rápida que já é oferecida na rede de saúde - Arquivo
Nova modalidade não substitui a testagem rápida que já é oferecida na rede de saúdeArquivo
Por O Dia
Niterói - A Prefeitura está disponibilizando mais uma opção para ampliar e facilitar o diagnóstico de HIV: o autoteste. O exame, que pode ser feito em casa, é uma iniciativa do Ministério da Saúde e permite o acesso ao diagnóstico precoce da doença, principalmente para aqueles que precisam ser testados com maior frequência por conta da exposição contínua ao risco de contaminação. O programa foi implantado pela Fundação Municipal de Saúde no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brazil, e funciona às segundas, quartas, quintas e sextas, das 8h às 16h30. Essa nova modalidade não substitui a testagem rápida que já é oferecida na rede de saúde da cidade para toda a população.
No autoteste a pessoa coleta sua própria amostra (saliva ou sangue) e nela realiza um teste em que interpreta o resultado, sozinho ou com alguém em quem confia. Todos os indivíduos positivados no autoteste devem procurar um serviço de saúde para realizar testes adicionais de confirmação diagnóstica e acompanhamento. A coordenadora do Programa de IST-AIDS da Fundação Municipal de Saúde, Márcia Santana, destaca que a medida foi colocada em prática com maior agilidade devido à pandemia de covid-19.
Publicidade
O Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Centro, é a unidade referência para internação. O local possui uma enfermaria exclusiva com médico infectologista de plantão 24 horas e oferece atendimento ambulatorial para adultos, crianças, adolescentes. Além de psicólogo, que tem em todos os serviços, o hospital conta com especialidades como assistente social, dentista, fisioterapeuta, dermatologista, proctologista e ginecologista. Para o atendimento ambulatorial de adultos, os pacientes contam com as policlínicas regionais Sérgio Arouca, Carlos Antônio da Silva, a do Barreto e a do Largo da Batalha. Gestantes soropositivas têm atendimento na Policlínica de Especialidades da Saúde da Mulher Malu Sampaio. Também há o serviço em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Niterói no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) para crianças, adolescentes, adultos e gestantes e no Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal) para adultos e gestantes.
Além dos cuidados clínicos, o município oferece em sua rede ações de prevenção e promoção da saúde, como a aquisição e distribuição de insumos de prevenção (preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante etc.), medicamentos e material educativo. Também são realizadas campanhas para promover a solidariedade, o não preconceito e a não discriminação em relação às pessoas portadoras de HIV/AIDS.