Flavio Serafini é um dos fundadores do PSOL Niterói e ficou em terceiro lugar nas eleições para prefeito de 2012 - Divulgação
Flavio Serafini é um dos fundadores do PSOL Niterói e ficou em terceiro lugar nas eleições para prefeito de 2012Divulgação
Por Irma Lasmar
Assista agora à entrevista do professor de sociologia Flavio Serafini, pré-candidato do PSOL à prefeitura de Niterói. Comandam a live o colunista político do DIA, Sidney Rezende, e o repórter Leonardo Maia.
Você pode assistir também pelo Facebook e pelo YouTube. Os links diretos são facebook.com/odiajornal/videos/298838884816338/ e youtube.com/watch?v=_UZXV--Cm-U .
Publicidade
Casado e com dois filhos, Serafini tem 40 anos e era professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) antes de ocupar cadeira na Alerj, reeleito em 2018 com 61.754 votos. Sua história com a militância começou aos 16 anos. Como estudante da UFF, fez parte do Diretório Central dos Estudantes, afirmando sempre a defesa da Educação Pública, da necessidade de ampliação do acesso à educação e da permanência dos estudantes na universidade. Além de lecionar nas redes estadual e privada desde 2005, após 2007 dedicou-se à fundação e construção do PSOL em Niterói, sendo presidente do partido no município por duas gestões (2008-2010 e 2012-2014). Destaca-se na cidade na luta permanente contra o aumento das barcas e dos ônibus. Atuante nas mobilizações em apoio às vítimas das chuvas de 2010, participou da criação do Comitê de Solidariedade aos Desabrigados de Niterói.

Foi candidato à Prefeitura de Niterói em 2012 com 18,5% da preferência do eleitorado ou 50.000 votos, conquistando o terceiro lugar nas eleições. Na Alerj, criou a Comissão Especial da Baía de Guanabara e a Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário. Atualmente, preside a Comissão de Educação e a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial. É membro titular das comissões de Meio Ambiente e Servidores Públicos e suplente das comissões de Direitos Humanos; Orçamento; Ciência e Tecnologia; Saúde; Trabalho; e da CPI Óbitos dos Nascituros. Comandou até o início deste ano da CPI do RioPrevidência. 
Serafini soma 118 Projetos de Lei, 5 Projetos de Lei Complementar, 8 Propostas de Emenda Constitucional, 16 Projetos de Decretos Legislativos, 18 Projetos de Resolução, 7 Indicações Legislativas, 24 Leis Ordinárias, 1 Lei Complementar e 3 Emendas Constitucionais. Entre as proposições legislativas voltadas para o enfrentamento da covid-19 estão 18 PLs como autor e 26 PLs como coautor.