Por MARCELO BERTOLDO

Os dados do Observatório de Segurança de Niterói mostram um recorde positivo na cidade. No mês de junho, o município não apenas diminuiu os índices de criminalidade, em comparação com o mesmo período de 2019, como registrou a maior queda nos últimos 20 anos no indicador de letalidade violenta, com uma redução de 90,6%. O roubo de rua apresentou uma queda de 70,18% em todas as regiões da cidade, enquanto o de veículos, 70,82%.

A integração entre as polícias Civil e Militar, Niterói Presente, Guarda Municipal e as secretarias de Ordem Pública e do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança é o principal fator citado pelas autoridades para os índices positivos.

"Desde que iniciamos o Plano Pacto Niterói contra a Violência, integrando ações e projetos de prevenção, inteligência, apoio e reforço ao policiamento, as ocorrências seguem em queda", diz o prefeito Rodrigo Neves.

Na análise do Instituto de Segurança Pública (ISP), feita por regiões e em cada delegacia, foram registradas 32 ocorrências de letalidade violenta em junho de 2019 contra apenas três no último mês. No acumulado do primeiro semestre, a redução foi de 72 mortes violentas em relação ao mesmo período de 2019, com nenhum registro na 76ª DP (Centro) e 79ª DP (Charitas).

Você pode gostar
Comentários