Grael elogiou a atual gestão de Niterói e prometeu mais avanços - Reprodução / Facebook
Grael elogiou a atual gestão de Niterói e prometeu mais avançosReprodução / Facebook
Por O Dia
Niterói - Em entrevista ao jornal O DIA, fechando a série de lives com os prefeitáveis de Niterói, o pré-candidato à Prefeitura pelo PDT Axel Grael respondeu às perguntas dos apresentadores e dos internautas relacionando os feitos do atual prefeito, Rodrigo Neves, cujo governo compôs de 2013 até junho deste ano, na promessa de dar continuidade à linha desta gestão municipal. O papo, comandado pelo colunista político Sidney Rezende e pelo repórter niteroiense Venê Casagrande, pode ser acessado pelo facebook.com/odiajornal/videos/929529414178356/ ou youtube.com/watch?v=vfE-1WTnvG8, páginas do jornal O DIA na internet.
O engenheiro ambiental de 61 anos, nascido em São Paulo e servidor concursado da Prefeitura do Rio, citou as escolas públicas inauguradas e reformadas por Rodrigo, o reequipamento de postos de saúde (incluindo mais Médicos de Família) e hospitais como Getulinho e Mário Monteiro, a construção do túnel Charitas-Cafubá e a finalização do mergulhão do Centro, a expansão das ciclofaixas, a urbanização de comunidades diversas com drenagem e criação de áreas de lazer, a contenção de encostas, o replantio de mudas em área urbana, o alargamento de avenidas como a Marquês do Paraná, os programas em segurança pública Niterói Presente e Proeis (fruto de parceria entre os governos municipal e estadual), a drenagem e pavimentação de bairros da região oceânica, o reaparelhamento cultural e outras ações. Ele também ressaltou o trabalho de mitigação dos efeitos da pandemia de coronavírus na cidade, incluindo o isolamento social e os auxílios emergenciais.
Publicidade
"Rodrigo Neves tirou do papel projetos esperados há décadas. Houve ainda um esforço na modernização da gestão. Este governo foi muito empreendedor, conseguiu ótimos resultados, mas ainda há muito o que fazer em infraestrutura e ações sociais", disse Grael, que negou o inchaço da máquina administrativa com o aumento de secretarias e cargos comissionados, conforme afirmado pelos demais pré-candidatos entrevistados por O DIA. "Temos o mesmo número de cargos que já existiam antes deste governo assumir, e ainda reduzimos de 23 para 15 as administrações regionais", garantiu.
Sobre as últimas notícias de atos violentos cometidos por guardas municipais, o prefeitável se limitou a dizer que "o vídeo divulgado há alguns dias foi um fato lamentável e isolado, e não é esse o treinamento recebido pela Guarda Municipal, que teve seu quadro duplicado e vem desempenhando um papel importante na redução dos índices de criminalidade registrados do ano passado para cá, fruto da integração das forças de segurança".
Publicidade
Axel iniciou suas atividades como ambientalista na década de 1970 com a criação do Movimento de Resistência Ecológica (More) e liderou iniciativas em defesa da Baía de Guanabara e em prol da criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Foi presidente do Instituto Estadual de Florestas (1991) e da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente em duas gestões (1999-2000 e 2007-2008), além de subsecretário estadual de Meio Ambiente. De 2013 a junho de 2020, atuou na atual gestão municipal como vice-prefeito, secretário da Executiva e de Planejamento, Orçamento e Gestão.
Nasceu em São Paulo devido às mudanças constantes de lar por conta da carreira militar do pai, mas possui raízes em Niterói desde a chegada do avô, Preben Schmidt, em 1924, oriundo da Dinamarca. Casado com Christa Vogel Grael, é filho de Ingrid Schmidt e do coronel Dickson Melges Grael e irmão dos medalhistas olímpicos Torben Grael e Lars Grael. Com eles, criou em 1998 o Projeto Grael, que inicia crianças e adolescentes da rede pública de ensino no esporte por meio da vela.