Niterói retoma aos poucos as atividades normais. Mesmo com o início da reabertura gradual do comércio, indicadores da covid-19 estão em queda - Gilvan de Souza
Niterói retoma aos poucos as atividades normais. Mesmo com o início da reabertura gradual do comércio, indicadores da covid-19 estão em quedaGilvan de Souza
Por O Dia

O Plano de Transição Gradual para um Novo Normal avança mais uma etapa hoje em Niterói. Restaurantes estão autorizados a reabrir, com funcionamento entre 11h e 23h, incluindo sábados, domingos e feriados. Já as lanchonetes e cafeterias funcionarão entre 7h e 20h. Os bares terão autorização para reabrir a partir do próximo dia 20.

A autorização da prefeitura determina o cumprimento de normas de segurança pelos estabelecimentos e clientes. Segundo o órgão, as mesas no interior das lojas devem estar distantes dois metros umas das outras, e o limite de ocupação não deve exceder 50% da capacidade do estabelecimento (número total de mesas). A movimentação de mesas e apresentações de música ao vivo estão vetadas, assim como os serviços de self-service ou buffet. Balcões compartilhados deverão ser interditados e não será permitido o consumo em pé.

O uso de máscara é obrigatório para todos. A exceção fica por conta dos clientes, que só poderão retirar o equipamento de proteção individual quando estiverem nas mesas, exclusivamente no momento das refeições.

AGENTE DE DESAGLOMERAÇÃO

A Prefeitura de Niterói recomenda que o atendimento nos restaurantes seja realizado através de agendamento com horário pré-determinado. Será de responsabilidade dos restaurantes, cafeterias e lanchonetes a organização dos seus clientes para espera e entrada no estabelecimento. Para evitar aglomeração, o estabelecimento deve destacar pelo menos um agente de desaglomeração para atuar na organização da fila de espera.

MEDIÇÃO DE TEMPERATURA

A prefeitura determina, ainda, que os restaurantes e lanchonetes deverão disponibilizar álcool a 70% em locais estratégicos e de fácil acesso e fornecer equipamentos de proteção individual aos funcionários. Outra obrigação é a checagem de temperatura dos colaboradores e clientes. Os frequentadores que estiverem com temperatura acima de 37,2° ou sintomas de gripe ou resfriado devem ser orientados a buscar ajuda médica. Já os funcionários positivos para covid-19 ou com sintomas de síndrome gripal deverão cumprir isolamento domiciliar de 14 dias.

Você pode gostar
Comentários