A distância mínima entre as mesas em ambientes internos passa de 2 metros para 1,5 metro - Luciano Belford
A distância mínima entre as mesas em ambientes internos passa de 2 metros para 1,5 metroLuciano Belford
Por MARCELO BERTOLDO

Com a reabertura de cafeterias, lanchonetes e restaurantes, Niterói iniciou, ontem, outra fase da adaptação ao 'novo normal'. Com regras rígidas estabelecidas no Plano de Transição Gradual, os estabelecimentos têm permissão de funcionar entre 11h e 23h, na tentativa de minimizar o incalculável prejuízo causado pela pandemia do novo coronavírus.  

Referência no combate e tratamento à covid-19, o município ensaia a retomada de um setor importante para a economia da região. Para isso, os protocolos de higiene e distanciamento social precisam cumprir as normas do decreto da prefeitura. Fechada desde o dia 18 de março, a churrascaria Mocellin reabriu as portas, no bairro de São Francisco, devidamente higienizada. No espaço, a picanha, uma das estrelas da casa, passa a dividir os holofotes com o álcool em gel. E nada de servir a carne diretamente ao cliente. A orientação do garçom para usar uma mesa de apoio e levar o corte escolhido.

"Estamos com autorização para funcionar com 50% da capacidade e adaptando a casa à nova realidade. Para circular pelo espaço, o cliente precisa estar de máscara, que é retirada apenas na mesa. Todos os protocolos de higiene estão sendo levados a sério, com funcionários e consumidores", disse a empresária Raquel Mocellin.

A reabertura chega com a esperança de renovar, também, o fôlego do Botequim Informal, administrado pela empresária Viviane Mattos. Com o serviço limitado ao delivery, teve que reduzir o quadro de funcionários pela metade.

"Foi muito difícil. A gestão de Niterói foi consciente. Foi a primeira a parar e está sendo uma das últimas a voltar. Por mais que a questão financeira tenha impactado, fico feliz por estar saudável para correr atrás do prejuízo", disse Viviane.

 

Você pode gostar
Comentários