O baluarte Nelson Sargento com uma de suas marcas registradas, o violão com as cores da Mangueira - Divulgação/Eny Miranda
O baluarte Nelson Sargento com uma de suas marcas registradas, o violão com as cores da MangueiraDivulgação/Eny Miranda
Por Irma Lasmar
Niterói -O Teatro Municipal João Caetano comemora os 96 anos de idade de Nelson Sargento com a transmissão especial, em suas redes sociais no dia 25 às 19h, de uma exposição de fotos da carreira do bamba e um vídeo com depoimentos de vários artistas. Nome artístico de Nelson Mattos, o presidente de honra da Estação Primeira de Mangueira é cantor, compositor, artista plástico, ator e escritor de prestígio. O público acompanha a homenagem comemorativa pelo Facebook, Instagram e YouTube de usuário@theatromunicipaldeniteroi.
Artistas apaixonados por Nelson Sargento, como Mar’tnália, Alcione, Paulinho da Viola, Preta Gil, Tia Surica, Monarco, Regina Casé e o marido dela, o cineasta Estevão Ciavatta, uniram-se num coral de vozes, interpretando Agoniza mas não morre, um dos sambas mais conhecidos do homenageado. O grupo Saracutiando, respeitando o distanciamento social, cantará sambas importantes da carreira do aniversariante ao vivo em frente ao prédio dele. A iniciativa partiu do grupo de WhatsApp Jornalistas RJ em parceria com o Museu do Samba.
Publicidade
Carioca nascido na Praça XV e torcedor do Vasco da Gama, Sargento despontou para a música ainda na adolescência. Compôs com Alfredo Português, em 1955, o samba-enredo Primavera, também chamado de As quatro estações do ano, considerado um dos mais belos de todos os tempos. Nos anos 1960, integrou o conjunto A Voz do Morro, ao lado de Paulinho da Viola, Zé Kéti, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, José da Cruz e Anescarzinho. Entre seus parceiros de composição musical estão Cartola, Carlos Cachaça, Darcy da Mangueira, João de Aquino, Pedro Amorim, Daniel Gonzaga e Rô Fonseca. Escreveu os livros Prisioneiro do Mundo e Um certo Geraldo Pereira. Atuou nos filmes O Primeiro Dia, de Walter Salles e Daniela Thomas, Orfeu de Cacá Diegues e Nelson Sargento da Mangueira, de Estêvão Pantoja, que lhe valeu o prêmio Kikito, no Festival de Gramado, pela melhor trilha sonora entre os filmes de curta-metragem.